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7 tendências de marketing para o seu negócio ter sucesso em 2025

É bom ficar de olho na tendência de maior valorização dos criadores de conteúdo - eles podem ajudar no marketing digital
Por Redação
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A pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada com mais de seis mil empreendedores, em todo o país, revelou que as empresas foram tomadas pela comunicação on line: 64,3% têm conta no Instagram, 41,3% no Facebook e 9,6%, site próprio.

“Hoje, as cinco gerações [baby boomer, X, Y, Z e Alfa] estão conectadas, e utilizam meios digitais, seja WhatsApp, redes sociais, e-mail, ou pesquisas pelo Google. Por isso, dedicar-se ao marketing digital é fundamental, porque, de alguma forma, o cliente está em um desses canais”, segundo afirma João Finamor, professor de marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Apenas para esclarecer, de acordo com Ivan Tonet, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae, marketing digital é o conjunto de estratégias utilizadas para promover produtos ou marcas por meio de canais online, como sites, blogs, redes sociais, e-mails e aplicativos . Ainda segundo Tonet, o marketing digital oferece diversas vantagens para as empresas, incluindo pequenos negócios, tais como:

Por tudo isso, se você quer fazer seu negócio decolar, precisa prestar atenção às principais tendências para o marketing digital em 2025. Veja quais são elas.

TENDÊNCIAS

A automação do marketing já é uma realidade, mas ela se tornará mais sofisticada com novas aplicações de IA, uma vez que as ferramentas vivem em constante atualização e incorporando novas tecnologias avançadas. Elas permitem que empresas criem campanhas altamente segmentadas e mais personalizadas. Para Ivan Tonet, o “extra” fica por conta da IA generativa, que ajuda a imprimir maior personalização, criatividade e originalidade às campanhas. João Finamor, da ESPM, acredita que “se apropriar da IA para criação, planejamento e desenvolvimento de estratégias é, sem dúvida, a maior das tendências para 2025”.

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FERRAMENTAS

Ela pode ganhar com o reforço trazido pela IA generativa, bem como pelo uso de Big Data, com coleta e análise de dados. Essas ferramentas ajudam a criar estratégias para atender às necessidades específicas de indivíduos ou de grupos de consumidores, com ofertas e experiências mais relevantes para eles. O trabalho de personalização cria conexões mais significativas com os clientes, que geram campanhas de marketing mais eficientes que, por sua vez, levam a clientes mais satisfeitos.

Complementa a estratégia anterior. Uma comunicação mais personalizada, que cria conexões especiais, proporciona uma melhor experiência para o consumidor. Mais do que nunca, esse é um grande diferencial para ele. Marcas que conseguirem ganhar sua atenção (e o seu coração) estarão sempre na sua lista de preferência.

“Para melhorar a UX, otimize o site para ser visto em dispositivos móveis: certifique-se de que ele carrega rápido e é fácil de ser navegado em celulares. Estimule o contato, incluindo um botão de WhatsApp ou um formulário simplificado, e facilite o processo de compra ao reduzir o número de passos até o cliente concluir o pagamento”, sugere Ivan Tonet, do Sebrae.

O mundo contemporâneo globalizado e atento às questões relacionadas ao meio ambiente e à sociedade se rendeu ao ESG (sigla do inglês para governança ambiental, social e corporativa). O marketing digital deve desenhar estratégicas que contemplem esses valores.

“A tendência dos vídeos curtos e verticais continua em evidência”, afirma João Finamor. Ivan Tonet reforça: “Eles são uma alternativa de marketing descomplicado. Os vídeos são consumidos de maneira rápida e envolvem um público crescente. Plataformas como o TikTok e Instagram Reels podem proporcionar alta visibilidade e retorno, mesmo com orçamentos baixos. Dá para produzir vídeos simples e gravar, com o celular, tutoriais, bastidores da empresa, depoimentos de clientes, o processo de produção…”, explica.

É bom ficar de olho na tendência de maior valorização dos criadores de conteúdo – eles podem funcionar como instrumentos eficientes para ajudar no marketing digital da sua empresa ou da sua marca. A profissionalização da creator economy (economia criativa) atrai a atenção do público para os influenciadores que podem ser peças fundamentais na estratégia de marketing digital.

A presença massiva nas redes sociais gera cansaço e saturação. Muita gente com opinião sobre tudo. Muita gente querendo vender seu peixe. Daí a tendência de se valorizar a criatividade e o storytelling.

“É preciso pesquisar e entender muito bem quem é o cliente para falar diretamente com ele. Discursos genéricos acabam apenas sendo mais do mesmo. Basear sua estratégica em um storytelling criativo é um grande diferencial do marketing digital”, defende Finamor. Conhecer profundamente o público-alvo aumenta a possibilidade de construir (e contar) uma história sobre a marca e o que ela pode significar para o consumidor, e aumenta a chance de se conectar com ele.

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