ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE reúne-se com empresários do segmento de Turismo do Cariri

Foi proposta a realização de um Fórum Empresarial de Turismo e Eventos na Região
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e os integrantes do segmento de Turismo do Cariri estiveram reunidos na sede do Escritório do Sebrae/CE em Juazeiro do Norte, para discutir ações com foco em 2024.

Abrindo o encontro, o superintendente Joaquim Cartaxo ressaltou os enormes atrativos da Região e a necessidade de se promover iniciativas para alavancar a economia do Cariri .

Enfatizou que é necessário elaborar um diagnóstico, com indicadores que tracem o cenário real da cadeia produtiva do Turismo regional: temos informações sobre alimentação, hospedagem…? “Onde estão esses dados? É preciso saber, efetivamente, também, informações sobre os turistas. Qual o perfil de quem visita o Cariri? A maioria é para participar de eventos? Então, deve-se aprofundar o tipo de governança que se quer e fazer um calendário de eventos que aumente o interesse pela Região”.

Reforçou que, dada a riqueza e multiplicidade de atrativos, ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso trabalhar um primeiro produto turístico.

SUGESTÕES

Estimulados, os integrantes da reunião foram colocando, um a um, suas impressões. Concordaram que é necessário ter uma radiografia do setor. Que precisam, realmente, encontrar uma forma de criar mais eventos porque a Região tem dificuldades em trazer turistas para a cidade depois da Missa solene da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. “Depois disso a cidade fica sem movimento”, resumiram.

Lembraram que a ExpoCrato, por exemplo, pode ser potencializada se for criada uma semana de pequenos eventos antecedendo a festa principal.

Depois de reunir as reclamações e sugestões, o superintendente Joaquim Cartaxo anunciou a realização do Fórum Empresarial de Turismo e Eventos no Cariri e explicou que, para ter sucesso, “É preciso saber quem é seu fornecedor, quem é seu concorrente e quem é o seu cliente”, resumiu.