ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE realiza visita técnica à propriedades atendidas pelo ALI Rural

A visita de acompanhamento visa mensurar os resultados e avaliar as necessidades ainda existentes nas propriedades atendidas pelo programa.
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O gestor estadual do Agronegócio do Sebrae/CE, Germano Bluhm, visitou, na Região Centro Sul do Estado, quatro produtores atendidos pelo segundo ciclo do Programa ALI -Agente Local de Inovação Rural O programa beneficiou, através do Escritório do Sebrae/CE na região, produtores dos segmentos da bovinocultura leiteira, agroindústrias de laticínios e apicultura, nos municípios de Quixelô, Jucás e Cariús. Além desses, o ALI Rural atendeu. em 2023, outros produtores da Região, como os dos municípios de Cedro e Iguatu.

A visita de acompanhamento, visou mensurar os resultados e avaliar as necessidades ainda existentes nessas propriedades. A ideia é garantir formas de apoiar esses grupos, mesmo após a finalização deste ciclo do ALI Rural. Vale ressaltar que este grupo de produtores, também atendido pelo programa Agronordeste, vai usar os projetos de melhoria do programa ALI para focar em soluções mais assertivas nestas propriedades, de forma individual ou coletiva.

Visitas

Duas agroindústrias de laticínios, ambas situadas no município de Quixelô, foram as primeiras a serem visitadas. Elas estão em processo de adequação ao SIE. Já em Jucás e Cariús foram realizadas visitas a dois produtores de mel, sendo um deles que já fraciona mel e própolis e conseguiu se adequar ao SIM do município. Já o outro produtor, de Cariús, está em processo de produção de mel, própolis e pólen.

Ambos os produtores pertencem a associações que possuem Casa de Mel. O próximo passo pra eles é a adequação à certificação de acordo com a necessidade do mercado. Essas ações representam um reforço para o Agronegócio da região Centro Sul, e dentro da estratégia de atuação da Unidade Regional do Sebrae/CE, que tem como objetivo trabalhar os produtores atendidos pelo ALI Rural para que eles passem a ser assistidos pelo Programa Agronordeste, com ações complementares às já realizadas.