ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE mostra as possibilidades do uso das startups na solução para empresas do Estado

Para comprovar a importância dessa interação, duas startups estiveram presentes para mostrar como a aproximação pode funcionar
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Depois de ter passado pela Expocrato, PecNordeste, e estarem programados para visitar o Ibiapaba Agroteh, gestores e técnicos do Sebrae/CE se reuniram com os integrantes da Câmara Setorial de Turismo e Eventos para mostrar como o STS-Siará Tech Summit, evento promovido pela instituição- pode aproximar as startups cearenses- e de outros estados-, dos negócios locais interessados em buscar soluções inovadoras para os seus gargalos operacionais e técnicos.

Programado para acontecer de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, o Siará Tech Summit é o maior evento do gênero no Norte e Nordeste e, nesta sua terceira edição, deve superar os números de 2023, reunindo 15 mil visitantes, 5 mil expositores, movimentar 15 milhões de reais em negócios e atrair 300 startups, a maioria delas nascidas no próprio estado.

Durante o encontro com a Câmara Setorial de Turismo e Eventos, aberto com uma palestra sobre “Economia Criativa como motor do desenvolvimento”, feita por Alison Deltami, presidente da Associação Cearense de Desenvolvimento de jogos eletrônicos, o articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, Silvio Moreira, explicou a importância das startups para todos os segmentos econômicos do Estado. Também presente o gestor estadual de Turismo do Sebrae/CE, Felipe Cidrão.

Em seguida, a analista do Sebrae/CE, Gabriela Aquino, falou sobre o Siará Tech Summit, traçando um perfil, não só sobre a estrutura de 9 mil metros quadrados que será montada e que deve acolher palestras e 42 painéis, além de outros atrativos como mostra de jogos, arena de games, exposição de negócios e palestras magnas com nomes nacionais e, possivelmente, internacionais. Ela ressaltou ainda a importância dos variados setores econômicos do Estado interagirem com as startups e como esses negócios criativos podem impulsionar a economia cearense.

E, para mostrar, na prática, como isso pode acontecer, o Sebrae/CE levou para a reunião dois casos de sucesso ligados aos setores de turismo e eventos, junto com seus desenvolvedores: o “Pay Bufo”, de Samuel Batista, e Helton Uchoa, com o “Eventoverso”.

STARTUPS DE SUCESSO

No caso de Helton Uchoa, a startup desenvolvida por ele propõe a criação de um evento estruturado virtualmente, e onde os expositores podem apresentar seus produtos e receber seus clientes, nesse ambiente que possibilita o acesso de uma pessoa de qualquer lugar e que, como resultado, oferece números tão significativos quanto os de uma estrutura física.

Já o “Pay Bufo”, segundo mostrou Samuel Batista, facilita a compra e pagamento sem filas, com redução de erros, redução de custos e praticidade, podendo ser adotado em praças de alimentação, feiras e eventos, restaurantes e até na venda de ingresso. Ele conta que fez um teste durante o Halleluyia e o resultado foi muito bom.

A ferramenta, que já está sendo usada em academias e outros pontos comerciais, permite o uso de cardápios virtuais, a compra em diversos restaurantes ao mesmo tempo e o pagamento numa conta única, com o atendimento para entrega do item adquirido no balcão ou levado à mesa.

As duas startups estão sendo apoiadas pela Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, que tem se dedicado à expansão do Ecossistema de Inovação do Estado.