
O projeto Quintais Gastronômicos, iniciativa da Prefeitura Municipal de Amontada, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Sebrae/CE, é finalista do Prêmio Nacional do Turismo 2025. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional do Turismo (CNT), a iniciativa celebra as melhores práticas e talentos do setor no país.
No total, 24 candidatos concorrem na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 36 integram o grupo “Iniciativas de Destaque”, selecionados por uma comissão julgadora, que seguem na disputa divididos em 8 e 12 áreas, respectivamente. Os vencedores do Prêmio Nacional do Turismo serão anunciados no dia 4 de dezembro, em cerimônia realizada em Brasília (DF).
O projeto cearense está entre os finalistas do grupo “Iniciativas de Destaque”, na categoria ” Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo”, concorrendo com os projetos “Céu de Montanhas”, em Minas Gerais e “Tecendo Rendas e conectando saberes na Amazônia com turismo de base comunitária”, no Pará.

O Quintais Gastronômicos é uma experiência de sucesso que fomenta o empreendedorismo das mulheres moradoras das praias de Caetanos, Moitas e Iracaizinho, no município de Amontada, a partir da valorização da cultura e da gastronomia local. A partir da ação da Prefeitura e do Sebrae/CE, estas empreendedoras abriram seus quintais para o público, transformando seus quintais em verdadeiros restaurantes especializados em frutos do mar e comida regional.
Para o articulador do Sebrae Regional Oeste, Jacob Bandeira, antes mesmo do resultado final da premiação, as mulheres de Amontada já são grandes vencedoras por estarem conseguindo este reconhecimento nacional. “Estas mulheres que, antes tinham uma atuação muito restrita, a partir de uma oportunidade de mercado, cresceram, se desenvolveram e se adequaram a uma realidade que fizeram com que elas fossem reconhecidas no âmbito local, regional e agora nacionalmente”.

Segundo ele, é motivo de muito orgulho para o Sebrae poder estar junto com a Prefeitura de Amontada, desde o início do projeto, contribuindo para o desenvolvimento e geração de renda das participantes e da comunidade onde elas residem. “Temos muito carinho por este projeto, sobretudo pelos impactos gerados por ele para a comunidade. Nosso desejo é poder, a partir desta experiência, levar essa mesma metodologia dos Quintais Gastronômicos para outros territórios do Ceará”.
Prêmio
O Prêmio Nacional do Turismo contou com um total de 423 inscritos de todo o país aprovados na primeira fase. Estes projetos foram avaliados por comissões julgadoras formadas por profissionais e especialistas de renome no ramo turístico, com atuação reconhecida em áreas como gestão pública, pesquisa, inovação, sustentabilidade e promoção do turismo. Os grupos definiram os finalistas nas categorias “Profissionais de Destaque” e “Iniciativas de Destaque”.
A categoria “Profissionais de Destaque” reúne oito áreas, cada uma com três finalistas: Academia; Governo – Dirigentes e Parlamentares; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres Empreendedoras no Turismo; e Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo.
Já as “Iniciativas de Destaque”, destinadas a pessoas jurídicas, abrangem 12 categorias, também com três finalistas cada: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural; Valorização do Patrimônio Natural; Qualificação e Inserção Produtiva; Promoção e Marketing; Turismo de Base Comunitária; Equidade, Diversidade e Inclusão; Afroturismo; e Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento.
