Empreendedores do segmento de buffets e fornecedores de festas de Fortaleza estão tendo a oportunidade de participar de uma trilha de capacitação desenvolvida pelo Sebrae/CE com o objetivo de contribuir para a melhoria da competitividade destas empresas. A ação é uma continuidade do trabalho iniciado no ano passado, voltado para apoiar o segmento, que esteve entre os mais impactados pela pandemia.
De acordo com a analista do escritório do Sebrae/CE em Fortaleza, Evelyne Tabosa, agora o trabalho envolve capacitações e consultorias individuais em três eixos prioritários: Marketing, Planejamento Ágil e Qualidade e Processos. “A ideia é que os participantes possam estar preparados para dar uma pronta resposta às necessidades do mercado, sabendo compreender e traduzir as necessidades dos clientes internos e externos em soluções que ajudem a alavancar os resultados dos seus negócios”.
A programação, que começou na última semana com a capacitação no eixo de marketing, reunindo empreendedores do segmento na sede do Sebrae/CE, segue até o dia 16 de agosto com cursos e consultorias. Segundo a gestora do Sebrae/CE, todo este trabalho está sendo realizado com o apoio do Instituto Rio Moda, entidade que desde 2008 trabalha com foco no fortalecimento de competências empresariais.
Evelyne lembra ainda que no ano passado um grupo de 12 empreendedores do segmento de buffets de capital participou de uma série de capacitações promovidas pelo Sebrae/CE nas áreas de liderança, gestão, relacionamento com o cliente, finanças e mercado. “Foi uma ação específica que fizemos para este segmento e que trouxe bons frutos para os participantes, mas que agora queremos aprofundar ainda mais com esta nova trilha de capacitação”.
Conhecimento
A proprietária do Happy Day Buffet, Renata Peixoto, é uma das empreendedoras que participaram da primeira turma de capacitações realizadas no ano passado. Segundo ela, além dos novos conhecimentos adquiridos, as capacitações e consultorias ajudaram-na a abrir os olhos para práticas já conhecidas, mas que estavam adormecidas.
Ela ainda fez questão de destacar a qualidade da equipe de professores e consultores do Sebrae e a sinergia conseguida entre os empreendedores do segmento participantes da ação. Sobre a participação nesta nova trilha de capacitação, Renata reforça a necessidade de os empreendedores buscarem se qualificar cada vez mais.
“A gente não pode parar, a toda hora a gente tem que estar investindo em conhecimento, trocando ideias para estabelecer uma prática bacana no mercado, acabar com as práticas predatórias e no final quem ganha são os nossos clientes, com todo esse nosso crescimento”, disse a empreendedora.