Graças à realização, pelo Sebrae/CE e parceiros, dos workshps do Programa Comunidades de Starups em várias regiões do Estado, começam a se formar e a integrar a base do Ecossistema de Inovação estadual células importantes como o Maciço Valley; Jaguaribe Valley; Monólitos community; Acaraú Valley e Cactus , em Sobral; Inhamuns Valley; Ibiapaba Valley; Dragão do Mar Valley Leste; C4CTUS em Sobral e em Iguatu, uma comunidade que também tem o apoio do Programa, mas cujo nome ainda está em fase de definição.
-
O Programa
O programa de fomento às comunidades de startups é uma iniciativa do Sebrae/CE e da Associação Brasileira de Startups, que chegou ao Interior do Ceará com o objetivo de tirar dúvidas sobre o ecossistema, sobre empreendedorismo e inovação.
Para o articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo, a criação de comunidades de startups tem como objetivo principal provocar o apoio mútuo, a colaboração entre os membros e o crescimento coletivo de todos que estejam participando e comprometidos.
“A Comunidade tem o intuito de fornecer, ao Ecossistema de Inovação local e estadual, um ambiente organizado para se trabalhar o desenvolvimento e o sucesso das empresas, sejam as tradicionais e/ou startups”, explica.
-Entendo que entre os benefícios com o desenvolvimento e apoio à essas Comunidades, podemos indicar: i) estabelecimento de parcerias e troca de experiências entre empreendedores; ii) colaboração física e financeira entre os participantes; iii) projeção de um ambiente de inovação e criatividade; e iv) principalmente apoio e complementaridade entre seus sonhos de crescimento”, enumera.
O programa foi elaborado para quem está buscando avançar dentro do ecossistema de startups e gostaria de trabalhar essas perspectivas, em conjunto com aqueles que acreditam no poder do coletivo, da colaboração e do voluntariado. O workshop é também voltado para aqueles que já estão atuando com Startups, mas gostariam de aprender como ser mais efetivo e, também, atender aqueles que não estão ainda nessa área, mas gostariam de se integrar e tentar começar.