O levantamento entrevistou 403 pessoas e revelou que 100% dos participantes afirmaram que retornariam à cidade, motivados, principalmente, pelo lazer (43,6%).
Entre os entrevistados, 93% vieram à cidade a lazer; 6,2% a trabalho; e 0,8% para visitar a família ou amigos. Quanto aos fatores decisivos para a viagem, o principal motivo apontado foram os atrativos naturais de Fortaleza (91,2%). Ainda segundo o levantamento, 88,5% dos entrevistados afirmaram que as expectativas quanto à cidade foram totalmente correspondidas, sendo as praias (67,4%), o clima (59,9%) e a beleza natural (12,3%) os itens que mais agradaram os entrevistados.
“Isso mudou, e essa é mais uma das várias pesquisas que comprovam esse fato, pois mostra que 95,2% dos turistas vieram de sua cidade diretamente para Fortaleza e 64,8% não visitou nenhum outro município do Ceará. Isso se deve a um intenso trabalho de preparação da Cidade para oferecer mais e melhores opções aos moradores e visitantes, bem como o excelente Plano de Marketing Turístico desenvolvido nos últimos anos para promover Fortaleza no Brasil e no exterior”, observa.
Entre os turistas entrevistados que já conheciam a cidade, 72,6% já tinham vindo entre uma e cinco vezes; 22,3%, entre seis e dez vezes; e 5,1%, entre 16 e 20 vezes. Para 67,5% desse grupo, Fortaleza melhorou na comparação com as visitas anteriores.
PRAIA DO FUTURO
Este foi o primeiro levantamento desse tipo realizado na Praia do Futuro, e considerado importante para orientar a tomada de decisões por parte do poder público e da iniciativa privada quanto às iniciativas e melhorias que podem otimizar a qualidade do atendimento e das atrações naquela região.
Segundo o estudo, trinta e cinco por cento dos frequentadores da Praia do Futuro vindo de fora do Estado são paulistas, seguidos pelos moradores do Distrito Federal, cariocas e piauienses. Só um por cento são internacionais. A Praia é uma opção recorrente quando o assunto é se divertir. O gasto médio por turista gira em torno de R$ 292,73.
Segundo a pesquisa, 56% dos frequentadores gostam de tudo e 78% dizem que não têm nada a reclamar. Inclusive, a Praia do Futuro é apontada como o segundo melhor destino para visitação dentro da cidade, perdendo apenas para a Beira Mar.
Como pontos negativos, também apontados pela pesquisa, os ambulantes foram indicados como a principal fonte de incômodo por 29% dos entrevistados.
Segundo Fátima Queiroz, Presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, comentou sobre a importância dos ambulantes no local. “O ambulante incomoda, mas ele é importante. O que falta e que iria agradar aos turistas, aos fortalezenses e até os próprios ambulantes e proprietários é que houvesse regras, um ordenamento que incluísse cadastramento, qualificação das pessoas e definições sobre o que pode ou não ser vendido.”, ressaltou.
FESTIVAL