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Prefeitura divulga pesquisas e lança o I Festival Gastronômico da Praia do Futuro

O Festival será realizado no período de 14 a 24 de novembro e deve reunir 50 barracas da praia
Por Redação
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Os turistas que visitaram Fortaleza em julho deste ano tiveram um gasto médio total de R$ 5.672,84, sendo a hospedagem o item de maior valor (31,8%). Já a média de permanência na Cidade foi de 6,1 dias. Os dados são da pesquisa “Perfil do Turista na Alta Estação”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, entre os dias 12 e 28 de julho. 

O levantamento entrevistou 403 pessoas e revelou que 100% dos participantes afirmaram que retornariam à cidade, motivados, principalmente, pelo lazer (43,6%).

Entre os entrevistados, 93% vieram à cidade a lazer; 6,2% a trabalho; e 0,8% para visitar a família ou amigos. Quanto aos fatores decisivos para a viagem, o principal motivo apontado foram os atrativos naturais de Fortaleza (91,2%). Ainda segundo o levantamento, 88,5% dos entrevistados afirmaram que as expectativas quanto à cidade foram totalmente correspondidas, sendo as praias (67,4%), o clima (59,9%) e a beleza natural (12,3%) os itens que mais agradaram os entrevistados.

O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destacou a importância desse tipo de levantamento. “Essas pesquisas são fundamentais para entendermos quem é o nosso público e as mudanças de comportamento que podem ocorrer nesse perfil. Há algum tempo, por exemplo, Fortaleza era conhecida como cidade-dormitório, pois os turistas se hospedavam aqui, passavam o dia em praias vizinhas e voltavam apenas para dormir”, lembra.

“Isso mudou, e essa é mais uma das várias pesquisas que comprovam esse fato, pois mostra que 95,2% dos turistas vieram de sua cidade diretamente para Fortaleza e 64,8% não visitou nenhum outro município do Ceará. Isso se deve a um intenso trabalho de preparação da Cidade para oferecer mais e melhores opções aos moradores e visitantes, bem como o excelente Plano de Marketing Turístico desenvolvido nos últimos anos para promover Fortaleza no Brasil e no exterior”, observa.

Entre os turistas entrevistados que já conheciam a cidade, 72,6% já tinham vindo entre uma e cinco vezes; 22,3%, entre seis e dez vezes; e 5,1%, entre 16 e 20 vezes. Para 67,5% desse grupo, Fortaleza melhorou na comparação com as visitas anteriores.

PRAIA DO FUTURO

O secretário apresentou uma outra pesquisa, desta vez sobre o perfil do turista da Praia do Futuro. Segundo o levantamento, seis em cada dez visitantes da Praia do Futuro são os próprios moradores da Cidade. O levantamento feito entre julho e agosto deste ano — a chamada “alta estação” — realizado pelo Observatório do Turismo de Fortaleza teve como objetivo entender o perfil dos frequentadores da praia, que é um dos principais cartões postais da Capital.

Este foi o primeiro levantamento desse tipo realizado na Praia do Futuro, e considerado importante para orientar a tomada de decisões por parte do poder público e da iniciativa privada quanto às iniciativas e melhorias que podem otimizar a qualidade do atendimento e das atrações naquela região.

Segundo o estudo, trinta e cinco por cento dos frequentadores da Praia do Futuro vindo de fora do Estado são paulistas, seguidos pelos moradores do Distrito Federal, cariocas e piauienses. Só um por cento são internacionais. A Praia é uma opção recorrente quando o assunto é se divertir. O gasto médio por turista gira em torno de R$ 292,73.

Segundo a pesquisa, 56% dos frequentadores gostam de tudo e 78% dizem que não têm nada a reclamar. Inclusive, a Praia do Futuro é apontada como o segundo melhor destino para visitação dentro da cidade, perdendo apenas para a Beira Mar.

Como pontos negativos, também apontados pela pesquisa, os ambulantes foram indicados como a principal fonte de incômodo por 29% dos entrevistados.

Segundo Fátima Queiroz, Presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, comentou sobre a importância dos ambulantes no local. “O ambulante incomoda, mas ele é importante. O que falta e que iria agradar aos turistas, aos fortalezenses e até os próprios ambulantes e proprietários é que houvesse regras, um ordenamento que incluísse cadastramento, qualificação das pessoas e definições sobre o que pode ou não ser vendido.”, ressaltou.

FESTIVAL

Com tantos pontos positivos, a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, pretende fazer o I Festival Gastronômico da Praia. O período será de 14 a 24 de novembro, tendo como tema e cardápios girando em torno do caranguejo. A meta é de que 50 barracas participem do evento que terá o apoio do BNB e a parceria do Sebrae/CE.
Segundo Fátima Queiroz, o objetivo é incentivar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos, com uma programação que teve beneficiar, também, os artistas da terra e as manifestações culturais locais. “A ideia também é de realizarmos palestras e oficinas”, ressalta.