-
Os pequenos negócios do Estado são responsáveis por 71,1% do acumulado de aberturas nos últimos 2 meses em comparação a 2024, seguido pelos estados do Piauí e Amazonas. E está bem acima da média nacional que é de 40%. Os números são resultado da pesquisa do Sebrae Nacional, com base no Cartão CNPJ da Receita Federal.
Já o pais como um todo, registrou a abertura de 433 mil pequenos negócios em fevereiro. O resultado é 27% maior do que o mesmo período de 2024, quando 354 mil pequenas empresas foram abertas
Somando os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), mais de 433 mil novos pequenos negócios foram constituídos no mês passado. Esse número representa 96,7% de todas as empresas abertas neste período. No total, considerando os negócios de todos os portes, mais de 1 milhão de novas empresas já foram abertas em 2025.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o significativo crescimento do número de novas microempresas e empresas de pequeno porte é demonstrativo da melhora da economia brasileira. “Os números mostram que os empreendedores se sentem mais confiantes com os rumos da nossa economia. Eles estão mais motivados a entrar no mundo do empreendedorismo com investimentos e fazendo a economia girar. Para o país, isso representa mais geração de empregos, maior arrecadação e mais dinheiro em movimentação e mais inclusão. A instituição atingiu, em 2024, a marca de mais de 60 milhões de atendimentos por todo país. O Sebrae está pronto para apoiar esses novos negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Atividades que lideraram na abertura de novas empresas
MEI
• Transporte Rodoviário de carga – 15,9 mil
• Atividades de malote e de entrega – 15,2 mil
• Cabelereiros e beleza – 14,9 mil
-
MPE
• Atividades de publicidade – 7,6 mil
• Atividades da saúde (exceto médicos e odontólogos) – 7,2 mil
• Restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas – 7 mil