Das 25 mil empresas que exportam no país, 9,5 mil são de pequeno porte. Mesmo com essa participação significativa em número de empresas, as micro e pequenas exportadoras respondem por menos de 1% dos valores negociados. Conforme levantamento do Ministério da Economia, em 2020 as micro e pequenas empresas que mais exportaram se concentram, entre os segmentos de máquinas e equipamentos, produtos de metal, químicos, vestuário e têxteis. Já as MPE cearenses aparecem com boas possibilidades em três segmentos.
Participação
O Ceará está entre os 18 estados brasileiros onde o levantamento identificou que o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios representa uma oportunidade real de exportação para as micro e pequenas empresas. Nessa relação, com melhor desempenho, estão São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, seguidos pelos estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Nesse setor, os principais destinos com oportunidades para as MPE são a Argentina, a Bolívia, o Chile, o Equador, os Estados Unidos, o Panamá, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e Portugal.
O Ceará aparece, também, com boas possibilidades identificadas de exportação para produtos das MPE no setor de fabricação de conservas de frutas, legumes e outros vegetais. São 16 ao todo e, para esse setor, os principais destinos identificados como oportunidades para exportação são Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Países Baixos, Paraguai, Peru e Portugal.
Outro setor identificado com oportunidades para as MPE cearenses é o de fabricação de móveis, com possibilidades também, em outros 12 estados: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Nesse caso, os principais destinos identificados como oportunidades para a exportação são Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Brasil
Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) indicam que o Brasil foi o 27º maior exportador mundial em 2019. Ainda que os resultados sejam positivos, o ritmo de crescimento desacelerou um pouco na comparação com o período 2015-2019. Enquanto em 2019 as exportações brasileiras atingiram aproximadamente US$ 221,1 bilhões, caracterizando um recuo de 4,6% frente a 2018, em 2020, a queda com uma nova contração subiu para 5,4%, somando o valor de US$ 209,2 bilhões.
Com informações da Agência Brasil
