
Com presença de autoridades municipais, fabricantes de cachaça de alambique, apicultores, músicos, comerciantes locais e convidados, foi lançado oficialmente, no último sábado (30/04), no Polo Turístico da Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará, o X Festival do Mel, Chorinho e Cachaça. O evento, que será realizado em Viçosa do Ceará nos dias 16, 17 e 18 de junho, tem como proposta integrar o turismo, a cultura e o agronegócio na Região.
Nos três dias de Festival, o público poderá prestigiar apresentações musicais de grupos locais, regionais e nacionais, saborear uma excelente culinária e conhecer alguns atrativos da Rota Mirantes da Ibiapaba, que se destaca pelo clima ameno, pela exuberância da sua vegetação e tradição na produção de cachaças de alambique, licores e mel.
Durante a solenidade, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou o sucesso do evento de lançamento e aproveitou para reforçar o trabalho que a instituição vem realizando na Ibiapaba no sentido de apoiar e fortalecer os pequenos negócios, com destaque para as ações nas áreas do turismo e da economia criativa. “O apoio do Sebrae ao festival Mel, Chorinho e Cachaça é uma prova deste compromisso com o desenvolvimento da Ibiapaba. E se aqui no lançamento temos esta grande quantidade de pessoas, imagine como será durante o evento, no mês de junho”.
Já o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, lembrou que o objetivo do Festival é valorizar os produtos tradicionais da região serrana, como a cachaça e a produção de mel, e apresentá-los ao público de outras regiões. “Nesse momento, o mundo todo está aprendendo a valorizar produtos de origem, tradicionais. São produtos originários de uma comunidade, que preservam o meio ambiente. Mel, cachaça, artesanato de origem, todo produto que tem uma identidade cultural”, comentou Alci.
Festival
Nesta sua décima edição, o Festival do Mel, Chorinho e Cachaça se firma como uma iniciativa de sucesso por representar uma bem sucedida mistura de cultura regional democrática, gratuita e aberta ao público. Coordenado pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, com apoio do Sebrae Ceará e direção da Nova Letra Eventos Criativos, o evento deste ano terá como tema “Um festival para todos os sentidos”.
Durante a festa de lançamento, as atrações musicais deram uma demonstração do que vai ser o festival, com apresentações como as do acordeonista cearense Nonato Lima e do grupo paulista Demônios da Garoa, com os sucessos que marcaram época.
-
Já nos três dias de festival, em junho, estão programadas outras dezessete apresentações, com o melhor do Chorinho com artistas e grupos (regionais e nacionais), e que terá como palco as várias praças da cidade, em meio ao agradável clima ameno da região.
Economia
Além de música, o evento focará na promoção de novos negócios. O Salão de Turismo, articulado pelo Sebrae Ceará, será um espaço com ampla programação de capacitações para pequenos empreendedores, impactando, diretamente, a cadeia produtiva integrada da Região da Ibiapaba. Um Festival Gastronômico também marcará o evento, com a participação de 25 expositores de produtos do mel e da cachaça, além do artesanato local.
Dentre os preparativos dos empreendedores para o Festival, será oferecido um conjunto de oficinas e consultorias em marketing e estratégias de vendas para setores como agronegócio, turismo e varejo da Ibiapaba, A ideia é consolidar o turismo na região e auxiliar os pequenos e médios produtores na expansão de seus negócios.
Histórico
O primeiro Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça foi realizado em abril de 2007. De lá pra cá, o evento tem fortalecido o potencial turístico diferenciado do município. O clima agradável, a natureza exuberante e a riqueza histórica da charmosa cidade de Viçosa, são ingredientes perfeitos para o sucesso do projeto que gera emprego, fomenta a economia e fortalece a cultura local. Ao longo dos anos de festival, foram aproximadamente 180 apresentações musicais, revelando novos talentos da música instrumental cearense e dando visibilidade aos grupos e instrumentistas do Estado.
Embora o Festival não tenha acontecido nos anos de 2015, 2017 e 2018, o projeto se tornou referência como um dos maiores festivais integrados do estado. Em 2019, com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Sebrae Ceará, Banco do Nordeste e o Governo do Estado do Ceará, o festival foi retomado com o tema “noites boêmias”. Na época, foi preparada uma extensa programação musical que se espalhou pelos espaços públicos da cidade, com uma grande feira de produtos artesanais, derivados do mel e da cachaça e floricultura. O retorno, após o crítico período de pandemia, promete vir com toda força neste 2022.
