ASN CE Atualização
Compartilhe

Ceará fez sucesso no 8º Salão de Turismo no Rio de Janeiro

Do Cariri, o Geopark Araripe ficou conhecido como o primeiro das Américas, em um espaço destinado a todos os seis já criados no país.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com a participação de cinco Rotas Turísticas do Estado, artesanato de várias regiões e uma forte tendência direcionada para vivências, com viagens que vão além do Turismo comum, mas que foca na oportunidade de viver novas experiências, o estado do Ceará fez sucesso no 8º Salão de Turismo deste ano.

Desde domingo, 11/08, quando foi encerrado, ainda repercute o sucesso cearense no evento. Realizado no RioCentro, foi organizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (BRAZTOA).

O Salão teve como objetivo consolidar o evento como a maior vitrine do turismo nacional do Turismo. Com um público estimado em mais de 100 mil pessoas, o Salão, no Espaço destinado ao Ceará, reuniu as Rotas do Cariri, das Falésias, das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), Rota Costa dos Ventos e Rota Mirantes da Ibiapaba.

A participação do trade turístico cearense no 8º Salão Nacional do Turismo representou uma excelente oportunidade para promover e fortalecer o turismo estadual. O apoio do Sebrae/CE foi de suma importante por ter proporcionado suporte técnico e financeiro, além de visibilidade e networking para os empreendedores do Estado. Com essa participação, espera-se que o turismo no Ceará ganhe maior competitividade e se posicione de forma mais eficaz nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos territórios.

O turismo da Ibiapaba, por exemplo, que recebeu uma réplica do Bondinho de Ubajara, aproveitou o fato das pessoas poderem tirar fotos na estrutura do bondinho e divulgou as cachaças de Viçosa, recém certificadas com o IG -Selo de Indicação Geográfica. Além disso, apresentou o Roteiro dos Engenhos da Ibiapaba.

Já do Cariri, fez enorme sucesso o Geopark Araripe. Reconhecido como o primeiro das Américas, ficou em um espaço onde estavam todos os seis já criados no Brasil.

Foram apresentadas, também, as experiências únicas dos destinos na “Arena Experiências Brasil”. Além disso, a Rota do Cariri foi acompanhada por grupos de artesãos e empresários do setor na Região e a Rota das Emoções coordenou o espaço destinado ao roteiro quereúne cidades de três estados que representam a biodiversidade e a sustentabilidade.