“O Jeep é uma iniciativa muito importante porque ensina a gente, de graça e com professores maravilhosos, a conhecer o empreendedorismo e o que fazer quando tivermos dinheiro. Nada de gastar com besteiras, mas investir para ajudar à família”. O depoimento, enviado, via whatsapp por uma aluna de 14 anos que iniciou o programa JEEP- Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em Solonópole, emocionou a prefeita Ana Vládia, e ganhou destaque no município.
Enviado para a coordenação do programa, o testemunho surpreendeu pela espontaneidade e maturidade com que a estudante Eduarda de Sousa Silva avaliou os benefícios do programa. Como Eduarda, o programa do Sebrae em parceria com gestores municipais tem mudado as vidas e os conceitos de milhares de jovens Brasil afora.
O curso, elaborado pelo Sebrae e que leva a metodologia especificamente para atender aos estudantes da Educação Básica, tem o objetivo de fomentar a cultura empreendedora, fazendo com que a criança aprenda, de forma lúdica, noções de empreendedorismo e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores, incentivando os estudantes ao autoconhecimento, novas aprendizagens, além de estimular o espírito de coletividade.
De 2014 (quando o Sebrae iniciou a operação do programa a nível nacional) a 2020, o Sebrae Ceará beneficiou 208 mil estudantes na educação básica nos diversos municípios do estado, além de 6.300 professores que receberam formação em educação empreendedora. Neste ano de 2021, o Sebrae Ceará irá atender cerca de 100 mil alunos em 25 municípios cearenses parceiros, incluindo Fortaleza.
Ao encerrar o seu testemunho, Eduarda voltou a agradecer o que tem aprendido sobre empreendedorismo, conhecimentos que, ela própria já está colocando em prática: ela está fazendo e vendendo mousses e brigadeiros e conta que já sabe o que vai fazer com o dinheiro que ganha. “Vou gastar o mínimo possível e, o que sobrar, já sei o que fazer”, garante.
