O Capital Empreendedor uma ação do Sebrae, também conhecido como capital ou investimento de risco. Nessa forma de financiamento, um investidor – chamado de investidor de risco – aporta recursos numa startup, por exemplo, em troca de participação societária, geralmente minoritária.
E foi para assistir ao resultado final dessa ação do Sebrae que o Articulador da Unidade de Acesso a Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo, e o gestor da estadual da iniciativa, Ruan Lessa, foram a São Paulo participar da etapa final do Capital Empreendedor.
O programa reuniu 73 startups e empresas inovadoras de diversas regiões do país que têm a oportunidade de apresentar seus negócios a potenciais investidores e atrair recursos para impulsioná-los. Na abertura desse último ciclo do ano, os empresários tiveram acesso a dicas valiosas sobre pitch, o momento oportuno e decisivo para seduzir investidores e captar investimentos.
Nesta edição, 150 investidores de risco se inscreveram para conhecer as propostas selecionadas pelo programa na etapa conhecida como Circuito de Investimentos. A boa surpresa foi que duas startups cearenses ficaram entre as selecionadas para receber Investimentos. Foram elas a Gênio Azul, startup do segmento de educação, que é residente do Sebraelab e a New Eats, uma “startup foodtech” participante do StartupCE, programa de aceleração do Sebrae/CE.
Para Herbart Melo, o Capital Empreendedor “é a etapa do networking, o momento em que o negócio é conectado e apresentado ao mercado. É o local onde se pode encontrar um parceiro de negócio para a startup.”