O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, foi homenageado neste sábado (30/09), no Centro de Eventos, durante a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol dos artesãos cearenses. Na oportunidade, ele recebeu das mãos de André e Stella Pavan, organizadores do evento, o Troféu Fenacce, desenhado pelo estilista Ivanido Nunes.
Além de Cartaxo, também foram homenageados a secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, o presidente do Sistema Fecomércio-CE e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt, o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, representado no ato pela coordenadora Executiva de Relações Institucionais, Valéria Cavalcante e o secretário nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, Milton Coelho, representado por Samuel Antunes.
Durante a solenidade, Cartaxo destacou a importância da Feira Nacional de Artesanato para a Cultura e Economia Criativa do país. “Essa não é uma feira só de artesanato. É mais que isso, é um evento de promoção da cultura brasileira e também dos negócios criativos”.
O superintendente do Sebrae/CE fez questão de dividir a homenagem com todos os artesãos e artesãos cearenses. “Esse prêmio é dos artesãos e artesãs do Ceará, principalmente daqueles atendidos pelo Sebrae, pois sem eles não conseguiríamos atingir os resultados expressivos que o Sebrae alcança nesta área da Economia Criativa”.
Fenacce
Durante seis dias, a 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura, realizada no Centro de Eventos, contou com uma vasta programação de capacitações, exposição e comercialização de produtos, gastronomia, apresentações culturais e realização de negócios.
O evento reuniu cerca de 1.500 artesãos de todo o país, em cerca de 300 stands. Destes, 38 participaram da feira com o apoio do Sebrae/CE. Eles fazem parte dos grupos e associações atendidas pela instituição em todo o Estado.
O Sebrae também foi parceiro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Programa Nacional do Artesanato (PAB) para a realização de uma rodada de negócios internacionais, que ocorreu durante a Fennace.
A rodada reuniu artesãos e grupos produtivos que tiveram a oportunidade de realizar negócios com compradores internacionais de países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão e Jordânia. De acordo com informações preliminares da organização do evento, a expectativa é que a rodada tenha gerado cerca de 1,7 milhão de dólares em vendas.