Composto por diversos atores, como o poder público e a iniciativa privada, um roteiro turístico precisa, antes de tudo, de uma gestão ou governança para que seu desenvolvimento seja representativo para todos os envolvidos.
E foi para definir essa e outras questões que o Escritório do Sebrae/CE na Região de Itapipoca promoveu o Encontro da Governança da Rota Costa dos Ventos que tem, como objetivo alavancar, ainda mais, a atividade turística dos nove municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Litoral Oeste do Ceará, que integram o roteiro.
Fazem parte da Rota os municípios de Acaraú, Caucaia, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante, onde estão algumas das praias mais bonitas do Litoral cearenses como Flecheiras, Mundaú, Guajiru, Icaraí de Amontada, Cumbuco e Praia da Baleia.
RESULTADO
De início, a gestora da Rota Costa dos Ventos, Cláudia Jane Gomes, fez uma apresentação de todas as ações promovidas pela Rota em 2022. No relatório, ela listou a participação em eventos de sucesso como o “Winds for Future”, “BTM”, “Feirão da ABAV/CE, “Salão da Rota das Emoções e “Rally do Kite”.
Em seguida, a gestora apresentou um projeto inovador, realizado pelo IFCE – Campus de Fortaleza: o projeto de elaboração do inventário da oferta turística. Atualmente, apenas Caucaia possui um inventário atualizado. A proposta do Sebrae foi apresentar essa solução para sensibilizar os municípios quanto a importância de se fazer um levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo. O inventário é considerado um importante instrumento de planejamento e gestão da atividade turística. A ideia, segundo Claúdia Jane, é incentivar que cada município da Rota possa fazer e administrar o seu próprio inventário.
PROJETO DE APOIO
Na mesma reunião, representantes do Governo do Estado apresentaram o Projeto de Apoio às Rotas Turísticas do Ceará. O projeto trata-se de uma estratégia de desenvolvimento sustentável que visa promover a integração entre a agricultura familiar, turismo e meio ambiente.
Ao final do encontro, os quatro grupos gestores da Rota, responsáveis pelas áreas de Qualificação, Infraestrutura, Governança e Mercado, Produtos e serviços apresentaram seus respectivos planos de trabalho.
Com tantas ações positivas, o roteiro, que já oferece condições ideais para a prática de esportes como windsurf, kitesurf e voo livre, temperatura média de 27 graus e a beleza de suas praias como atrativos, deve ganhar ainda maior valor agregado com a profissionalização e a governança que ganha contornos mais efetivos a partir de agora.