
A diretoria executiva do Sebrae/CE se reuniu nesta quarta-feira (25) com o governador Elmano de Freitas para apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição nas diversas regiões do Estado e se colocar à disposição para contribuir com o poder público estadual nas ações voltadas para os pequenos negócios e fomento do empreendedorismo. Participaram do encontro, o superintendente Joaquim Cartaxo, o diretor técnico Alci Porto e o diretor de administração e finanças, Airton Gonçalves.
Também estiveram presentes, o assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, o deputado federal e presidente do Sistema Fecomércio- CE, Gastão Bittencourt e Éverton Fernandes, 1º Secretário da Fecomércio-CE. Os dois últimos representaram o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ CE, Cid Alves, que está em viagem oficial.
Na oportunidade, Cartaxo falou sobre a forma de atuação descentralizada do Sebrae/CE que tem como foco regionalizar as ações da instituição. Para isso, segundo ele, o Sebrae conta com 11 escritórios regionais que cobrem todos os 184 municípios cearenses. O superintendente também destacou a contribuição dos pequenos negócios para a economia cearense e para a geração de emprego e renda no Ceará.” Os pequenos negócios são responsáveis por mais de um terço do PIB cearense e por grande parte dos empregos formais gerados no estado”.

Cartaxo também colocou a instituição à disposição do Governo do Estado para contribuir com a ação que visa combater a fome no Ceará. ” Temos ouvido do governador Elmano, que uma das prioridades da gestão é o combate à fome e o Sebrae pode contribuir neste processo tanto ajudando na mobilização do setor produtivo, como também no fomento do empreendedorismo, que pode ser uma porta de saída para os cearenses que precisam de renda”.
Já o diretor técnico Alci Porto fez uma apresentação da ações desenvolvidas pelo Sebrae/CE, destacando iniciativas como o programa de Educação Empreendedora, que em 2022 beneficiou cerca de 200 mil estudantes cearenses e capacitou mais de 5 mil professores, o programa Cidade Empreendedora, que atua na capacitação e qualificação das gestões municipais, a implantação de Salas do Empreendedor em cerca de 100 municípios cearense e o Projeto LIDER – Liderança para o Desenvolvimento, que mobiliza lideranças do poder público, setor produtivo, academia e organizações não governamentais, para juntas planejarem o desenvolvimento de suas regiões.

Alci também falou sobre o trabalho de estruturação do Ecossistema de Inovação do Ceará, que envolve a implantação de quatro centros de inovação no Estado ( Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá), além de centros de referências em diversas regiões. Segundo ele, como parte deste trabalho, o Sebrae realizou no ano passado o mapeamento das startups cearenses, que identificou que a maioria destas empresas inovadoras estão concentradas em Fortaleza.
“Queremos ajudar a dinamizar estes negócios inovadores também no interior do estado, dando uma oportunidade para estes jovens que estão sendo formados nas universidades e institutos federais do interior, que podem dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento de suas regiões”.
O governador Elmano de Freitas parabenizou o Sebrae pelo trabalho e manifestou o interesse em reforçar parcerias, especialmente em áreas como a educação de jovens e também na geração de energia limpa. Esta última, segundo ele, pode se configurar em uma grande oportunidade de geração de emprego e renda para a população cearense.
Elmano disse também que um dos grandes desafios do estado é a interiorização do desenvolvimento e destacou o papel dos pequenos negócios neste processo. “A interiorização do desenvolvimento é uma questão chave para nós. Não tenho dúvidas que a geração de emprego e renda passa pelos pequenos negócios, por isso queremos ajudar a viabilizar um ambiente de negócios favorável aos pequenos”.
O governador ainda destacou o projeto LIDER do Sebrae como uma importante ação de discussão do desenvolvimento regional. “Muitas vezes se discute e planeja o desenvolvimento do município e é muito bom que o LIDER promova esta discussão regional”.
-