Através do Programa #OcupaJuventude, projeto Nova Chance e parcerias com o Sebrae/CE, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura de Sobral encerrou o ano com 4.373 jovens e adultos capacitados e qualificados dentro do programa de políticas públicas da STDE-Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município. A quantidade, é o dobro do que foi registrado em 2021, quando os programas executados pela STDE formou cerca de 2.180 pessoas no município.
Os editais dos programas começaram a ser lançados no segundo semestre do ano passado. Quando foram ofertadas 462 vagas de cursos para jovens de 16 a 29 anos, na terceira edição do #OcupaJuventude, e 360 vagas para o Nova Chance, que deu oportunidade para adultos a partir dos 29 anos. Ao todo, foram realizadas 22 oficinas e 10 cursos em diversos segmentos como tecnologia, gastronomia, beleza, massoterapia, elétrica, moda e empreendedorismo.
-2022 foi um ano promissor e o sentimento é de gratidão por termos conseguido oportunizar uma qualificação eficiente, gratuita e que será bem utilizada no ingresso ao mercado de trabalho de tantas pessoas. Para 2023, a expectativa é de conseguir aumentar o número de pessoas qualificadas com um volume maior de vagas e desta forma, a STDE e a coordenação de qualificação profissional, contribuir ainda mais para o município, promovendo ações que gerem renda, emprego e que possam melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o coordenador de gestão integrada do trabalho e qualificação profissional, Bruno Gomes.
Segundo o coordenador, em 2023 serão ofertadas 3.576 vagas do programa #OcupaJuventude e 880 vagas para cursos do projeto Nova Chance. Para alcançar esses resultados, estão sendo investidos mais de R$ 12 milhões, com objetivo de oferecer 11 mil vagas em diversas ações, incluindo cursos de capacitação, qualificação e profissionalização, bem como atividades de iniciação profissional. O valor também inclui bolsas-auxílio e cursos profissionalizantes para os 1.000 profissionais que participam do Programa Mais Emprego, Mais Sobral.
Para o desenvolvimento das políticas públicas em 2023, a Prefeitura conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e do Sebrae/CE.