ASN CE Atualização
Compartilhe

Feiras do JEPP movimentam alunos da rede municipal de Fortaleza

A parceria entre Sebrae/CE e Prefeitura de Fortaleza está beneficiando mais de 88 mil alunos da rede pública de ensino da capital.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Alunos da rede municipal de ensino de Fortaleza estão tendo a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano durante as atividades do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Eles estão participando das Feiras do JEPP que estão sendo realizadas ao longo desta semana nas escolas públicas da capital.

O JEPP é uma iniciativa do Sebrae/CE que, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, está beneficiando mais de 88 mil alunos da rede pública municipal com acesso a conteúdos e práticas do ensino do empreendedorismo, que estimulam o protagonismo e contribuem para o desenvolvimento destes estudantes.

As atividades são desenvolvidas ao longo do ano pelos próprios professores das escolas municipais, que são capacitados pelo Sebrae/CE para aplicar a metodologia do projeto. De acordo com a articuladora da Escola de Negócios do Sebrae/CE e gestora do programa de educação empreendedora da instituição, Mônica Arruda, o objetivo central do projeto é contribuir com a formação e o desenvolvimento destes estudantes.

“As ações do JEPP ajudam a desenvolver nos estudantes principalmente os aspectos atitudinais para que eles possam não só considerar a opção de empreender, mas principalmente adquirir as habilidades necessárias para o futuro pessoal e profissional”, destaca a gestora.

Mônica destaca ainda a importância da parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação. “Fortaleza tem a maior rede de ensino do estado e por isso esta parceria entre Sebrae e SME é fundamental. A prefeitura tem investido muito na inovação do ensino e na qualidade da educação. E o Sebrae tem buscado contribuir neste processo de formação da geração futura”.

O gerente da célula de tempo integral da SME, Gildásio Rodrigues, também ressaltou os benefícios da parceria entre Prefeitura e Sebrae. Segundo ele, as atividades do JEPP ajudam a fortalecer o espírito de aprendizagem dos estudantes da rede municipal, além de incentivar o espírito empreendedor.

“O JEPP proporciona uma cultura de cooperação, inovação, de eco sustentabilidade, de ética e cidadania e nesse formato também permite que os educadores possam trabalhar com temas transversais fortalecendo com a prática, conteúdos de língua portuguesa e matemática, por exemplo, que são dois dos nossos pilares”.

Feiras

E a feira do JEPP é um momento que marca a culminância das atividades desenvolvidas durante o ano e onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a atividade empreendedora aprendida durante as aulas. “Nas feiras, os alunos se mobilizam para apresentar produtos e serviços que são oferecidos aos familiares e a comunidade do entorno das escolas. É um grande exercício de empreendedorismo que ajuda a envolver os alunos, a comunidade escolar e as famílias”, afirma Mônica Arruda.

Essa mobilização pôde ser percebida na escola São Vicente de Paulo, no bairro Cais do Porto. Durante a feira, os alunos se esforçavam para chamar a atenção dos clientes para seus produtos e serviços, que iam desde a venda de alimentos, como comidas típicas e doces, até serviços de beleza, como pinturas de unhas, penteados e esfoliação nos pés. Tudo feito pelos alunos.

De acordo com Kátia Guimarães, diretora da escola, as aulas do JEPP vêm impactando positivamente não apenas os alunos, mas também os seus familiares. “O JEPP tem ajudado os alunos a abrir os olhos para as oportunidades dentro da própria comunidade em que vivem. A gente tem um caso aqui de uma mãe que estava sem emprego e que a filha, depois das aulas do JEPP, estimulou ela a vender sopa em casa e hoje esta é a fonte de renda dela. Esse é o poder transformador da educação, que sai da escola e chega à família e à comunidade”.

Já Danielle Veras, diretora da Escola Irmã Simas, na Sapiranga, destacou entre os benefícios do projeto o desenvolvimento dos alunos em áreas como a educação financeira e a matemática. “O que foi desenvolvido na escola, a partir do que foi proposto pelo Sebrae, trouxe um resultado muito significativo porque as crianças começaram a desenvolver essa prática da educação financeira e várias disciplinas, principalmente a matemática”.

E para ajudar ainda mais os alunos neste quesito, a escola Irmã Simas criou uma moeda própria: a “Talentos”. A moeda era distribuída entre os estudantes em recompensa ao desempenho obtido ao longo do ano em diversos quesitos, como participação e pontualidade. Além de ajudar os alunos a lidarem com os números, os “Talentos” conseguidos também puderam ser usados durante a Feira do JEPP para comprar desde comidas até brinquedos artesanais.

JEPP

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma das ações do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Ele é desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais, beneficiando alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2022, o JEPP está sendo aplicado em 858 escolas de 66 municípios do Estado, número que corresponde a uma cobertura de 35% do território cearense.

Isso fez com que o projeto chegasse a um total de mais de 220 mil alunos do ensino fundamental de todo o Ceará, tendo também 4.285 professores capacitados para a aplicar a metodologia.