ASN CE
Compartilhe

Camarão da Costa Negra do Ceará é atração no encontro de Indicações Geográficas em Curitiba

Atualmente, o Brasil conta com 99 IGs- produtos certificados com o selo de Indicação Geográfica
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Camarão da Costa Negra (CE), primeiro produto certificado com o Selo de Indicação Geográfica do Estado, vai estar entre os ingredientes que vão ser usados para elaboração de pratos durante o V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras, que acontece de 8 a 10 de dezembro, em Curitiba (PR), e que apresentará inovações como forma de dar visibilidade e estimular o consumos dos produtos das Indicações Geográficas (IG).

No encontro será possível fazer um tour virtual em regiões que têm IG no Paraná ou até mesmo comprar produtos de uma forma alternativa. As novidades também chegam à cozinha. Chefs de restaurantes da capital paranaense desenvolveram pratos exclusivos, com ingredientes de IGs, que serão comercializados na semana do evento.

Ao todo, 26 restaurantes de Curitiba aderiram à “Semana Origem”. Entre os pratos elaborados estão a Caiçara Cozinha Litorânea, preparada com o Camarão da Costa Negra (CE); a Ostra Bêbada, prato com ostras gratinadas com Queijo da Colônia Witmarsum; o Curry Pasta, preparado com pancetta glaceada com Mel de Melato da Bracatinga (IG do Planalto Sul Brasileiro de Santa Catarina), purê de batata salsa, cebola caramelizada e farofa crocante, entre outros.

Camarão da Costa Negra

Entre os mais cotados do mundo, o camarão marinho produzido em cativeiro nas fazendas da região da Costa Negra, no litoral Oeste do Ceará, recebeu a Denominação de Origem (DO) de Indicação Geográfica (IG) em 2011. É o primeiro Certificado de Denominação de Origem emitido no mundo para crustáceo. A espécie reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para a comissão de certificação é a Litopenaus Vannamei.

Banhada pelo Rio Acaraú, de água escura, rica em matéria orgânica, a Costa Negra, em especial a região do Baixo Acaraú, produz muitos sedimentos e é considerada a melhor área para produção de camarão do Estado. As praias da Costa Negra apresentam grandes extensões de sedimentos cinza-escuro submersos, daí a origem do nome, que conferem um visual único às suas praias no período de baixa-mar, quando afloram em grandes extensões.

Mesmo produzido em cativeiro, o fato de os tanques receberem água do mar rica em nutrientes, faz com que o camarão produzido na região tenha um sabor parecido com o do crustáceo que vive naturalmente no mar. O clima, o solo e o manejo modificam o sabor do camarão. Mais pesado, com textura consistente e sabor encorpado, por causa dos aspectos físicos da região, possui alto teor protéico, além de ser um produto totalmente natural, livre de antibióticos e quaisquer outros produtos químicos.

Beneficiados em unidades frigoríficas com Sistema de Inspeção Federal (SIF), os camarões processados atendem às exigências de segurança alimentar e recebem Certificação de Produto Orgânico. Para obter a certificação, o camarão precisa ser produzido a partir de larvas cultivadas na região. O sistema de rastreamento garante a origem do produto.

O

Programação

V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras será realizado no formato híbrido, com atividades presenciais no Memorial de Curitiba e transmissão on-line em português e tradução simultânea para inglês, espanhol e francês. Entre as atividades previstas, estão a realização de painéis técnicos, oficinas, feiras, palestras, apresentações e rodadas de negócios.

Atualmente, o Brasil conta com 99 IGs. Outros 70 pedidos estão em fase de formatação e devem ser protocolados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) até 2024.

Realização
O evento é promovido pelo Sebrae, INPI, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização Mundial da Propriedade Industrial (Ompi) e a Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig), e conta com o apoio do Ministério da Economia, da Prefeitura de Curitiba, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, da Embaixada da França e do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).

Serviço
V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
Data: 8 a 10 de dezembro, a partir das 8h30
Local: Memorial de Curitiba
Endereço: Rua Doutor Claudino dos Santos, nº 79
Informações e inscrições gratuitas: https://www.origensbrasileiras.com.br/