ASN CE
Compartilhe

Parceria Sebrae/Ceará e SESI/CE avança no desenvolvimento de habilidades e competências nas escolas

As ações vêm acontecendo nas unidades da Parangaba, Juazeiro do Norte e Sobral e o foco é uma educação onde as crianças e jovens possam desenvolver habilidades e competências
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O que começou neste ano de 2021, atendendo a 1.300 estudantes do ensino fundamental do 1º ao 9º ano e do ensino médio nas Escolas do SESI Parangaba, Juazeiro do Norte e Sobral, começou a ser expandir graças ao bom desempenho do Programa Empreendedor do Futuro, parceria SEBRAE/ CE e SESI- CE.

A meta é disseminar um tipo de educação onde as crianças e jovens possam desenvolver habilidades e competências. No ensino fundamental, por exemplo, está sendo aplicada a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP que contempla o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras como criatividade, autonomia, organização, planejamento, colaboração além de desenvolver temas transversais como ecossustentabilidade, ética e cidadania.  

Já no ensino médio, a metodologia usada é a “Despertar” que trabalha, aspectos como identificação de oportunidades e modelagem de projetos. O programa está alinhado às competências definidas na Base Nacional Comum Curricular e utiliza metodologias ativas de aprendizagem, buscando desenvolver a cultura empreendedora e contribuindo, assim, para a formação dos jovens diante dos desafios do mundo do trabalho e no desenvolvimento de seus projetos de vida.

Incorporação

No SESI, o programa foi incorporado como integrante da grade curricular nas unidades escolares do SESI Parangaba, Juazeiro do Norte e Sobral, a partir da atuação do Sebrae Ceará na formação dos professores dentro da metodologia do Programa e realizando consultorias para orientação da implantação do método em sala de aula.

Assim, com a necessidade de realizar aulas em formato remoto, a consultoria do Sebrae orientou uma série de adequações com sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos professores de forma remota, utilizando vivências e práticas orientadas por eles e realizadas pelos alunos em casa, além de disponibilizar objetos de aprendizagem especialmente desenvolvidos pelo Sebrae para o apoio às atividades dos professores, como cadernos de atividades, jogos, vídeos, dentre outras ferramentas.

Um dos exemplos positivo da implantação da metodologia é o “Projeto Horta”, que está sendo realizado com os alunos do 2º ano do ensino fundamental, que tem como temática do JEPP os Temperos Naturais.

A partir desse tema, cada aluno criou uma hortinha em sua própria casa com a ajuda dos pais e familiares. A ação foi desenvolvida em etapas, com a realização de pesquisas e leituras a respeito de plantio, preparação do solo e manutenção saudável do produto plantado; além de debates e reflexões sobre a importância dos alimentos orgânicos, da alimentação saudável e formas de sustentabilidade.

 Outros exemplos

Outras atividades práticas também estão sendo desenvolvidas pelos professores capacitados pelo Sebrae Ceará em outras séries de ensino, com a finalidade de desenvolver as competências empreendedoras de busca de informações, planejamento, criatividade, além de despertar a curiosidade, pesquisa e comunicação. O que, no momento, estão sendo aplicadas de forma remota com os alunos. Os temas estão sendo assim desenvolvidas: 

1º.  ANO

– ERVAS AROMÁTICAS –

Realizar o chá em família com as ervas que são do conhecimento familiar. As crianças tomaram o chá durante as aulas remotas e fizeram pesquisas dos tipos de ervas e seus benefícios, fazendo apresentações e integrando com outras disciplinas como ciências.

 2º. ANO

– TEMPEROS NATURAIS –

Motivadas pelos professores, as crianças realizam o plantio sustentável de hortaliças em casa. Algumas que dispõem de mais espaços fazem os canteiros, outras que residem em apartamentos plantam em vasinhos de garrafas pet como podem fazer a horta vertical utilizando paredes. Atividade desenvolve autonomia, planejamento e trabalha conceitos de ecossustentabilidade

3º. ANO

– BRINQUEDOS ECOLÓGICOS –

As crianças planejam, constroem brinquedos a partir de materiais reciclados como garrafas pets, caixas de papelão, caixas de leite entre outros. Constroem carrinhos, robôs, casinhas de bonecas entre outros e fazem a apresentação do brinquedo aos colegas. Atividade desenvolve criatividade, planejamento, inovação, comunicação e, também, conceitos de ecossustentabilidade.

4º ANO

-LOCADORAS DE BRINQUEDOS –

Alunos realizam pesquisa com a família para conhecerem quais eram os divertimentos que os encantaram na infância e a partir planejam atividades de serviços como locação de brinquedos, fantasias, espaço de lazer e teatrinhos, e lives, com venda simbólica de ingressos. Atividade desenvolve criatividade, planejamento, inovação, identificação de oportunidades e comunicação

5º. ANO

– SABORES E CORES –

As crianças desenvolvem atividades de gastronomia e orienta-se a ideia de realizar os chefes mirins. Realizam atividades de preparação de docinhos ou outros alimentos em casa com os pais ou outros familiares. Além disso sugere-se elaborar um livro de receita da família por meio de receitas e ilustrados com desenhos pelos alunos. Atividade desenvolve busca de informações, colaboração, boas práticas de alimentação, higiene e comunicação.

6º. ANO

– ECOPAPELARIA –

É sugerido elaborar atividades de sensibilização sobre sustentabilidade, portanto de início, provoca-se a saber o que os alunos estão fazendo para contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente. A partir dessa conscientização, vão pensar na proposta de montar um negócio sustentável que é a ECOPAPELARIA.

7º. ANO

– ARTESANATO SUSTENTÁVEL –

Como sensibilização, sugere-se realizar um trabalho de pesquisa sobre a cultura nordestina e brasileira e o potencial de artesanato cearense, envolvendo principalmente os mestres da cultura local. Eles fazem e apresentam a pesquisa e desenvolvem produtos artesanais, trabalhando planejamento, uso de recursos, cálculo de custos e preços e comunicação

8º. AN0

– EMPREENDEDORISMO SOCIAL –

Alunos são estimulados a identificar problemas e oportunidades de projetos de impacto social para aplicação na escola ou na comunidade de entorno da escola.

9º. ANO

– NOVAS IDEIAS, GRANDES NEGÓCIOS-

As turmas do nono ano, decidem o que vão realizar. Identificam necessidades, analisam oportunidades, desenvolvem o projeto, estratégia de marketing e elaboram o plano de negócio.