ASN CE
Compartilhe

Pequenos negócios foram responsáveis por mais de 98% dos empregos do Ceará no primeiro trimestre

O saldo de empregos dos pequenos negócios no estado neste primeiro trimestre do ano também foi 4,6 vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2020
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por um saldo positivo de 17.068 empregos com carteira assinada nos três primeiros meses de 2021. É o que aponta o último levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, que leva em conta a relação entre admissões e demissões realizadas no período no país. Os dados mostram ainda que os pequenos negócios contribuíram com 98,3% do saldo de empregos formais do Ceará no somatório dos meses de janeiro, fevereiro e março.

O saldo de empregos dos pequenos negócios no estado neste primeiro trimestre do ano também foi 4,6 vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2020, quando foram gerados 3.672 empregos formais. Entre os setores econômicos que mais contribuíram para a geração de empregos no Ceará entre as micro e pequenas empresas, neste período, destaca-se o de Serviços, com um saldo de 6.828 empregos. Em seguida aparece a Indústria de Transformação com 4.450 empregos, o Comércio com 2.708 empregos e a Construção Civil com um saldo de 2.254 empregos.

Para o articulador da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae/CE, Felipe Melo, os números mostram que a recuperação econômica em todos os cenários pós-pandemia está ligada à capacidade de geração de renda por meio das micro e pequenas empresas. “Enquanto a crise significa, necessariamente, corte de gastos com pessoal e intensificação da automação em grandes empresas, os pequenos negócios possuem uma relação necessária com a empregabilidade e a geração de mão-de-obra para a sua recuperação. Os números nos mostram que, apesar do sofrimento social e econômico, nosso empresariado mantém o otimismo”.

Brasil

Em todo o país, as micro e pequenas empresas geraram 587 mil novos no primeiro trimestre de 2021. Esse número representa 70% do total de empregos gerados no período no Brasil.  A exemplo do que aconteceu no Ceará, em âmbito nacional o setor de Serviços também foi o que mais criou vagas entre os pequenos negócios neste período, com 224,3 mil novos empregos formais.

As cinco atividades que apresentaram maior saldo líquido na geração de emprego no país foram transporte rodoviário de carga, serviços de escritório e apoio administrativo, locação de mão de obra temporária, serviços de engenharia e serviços para apoio a edifícios. Em 2º lugar na geração de novas vagas ficou o setor da Indústria, com 152,8 mil postos de trabalho, seguido do Comércio, com 105,1 mil, depois a Construção Civil, com 75,3 mil e a Agropecuária, com 23,9 mil.