
O trabalho de preparação dos pequenos negócios para o mercado internacional tem permitido que produtores cearenses de mel e própolis ampliem suas oportunidades de exportação. Como resultado dessa atuação, empresas e produtores acompanhados pelo Sebrae Ceará participarão da missão comercial Exporta Mais Brasil – Mel e Própolis 2026, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), entre os dias 14 e 18 de setembro.
A programação passará por três municípios cearenses. A agenda terá início em Juazeiro do Norte, no Cariri, seguirá para Tauá, nos Sertões dos Inhamuns, e será concluída em Fortaleza, reunindo produtores e compradores internacionais interessados no potencial da apicultura brasileira.
Ao todo, dez compradores internacionais participarão da missão. Eles representam mercados estratégicos para o setor e são provenientes da Suíça, Itália, Polônia, Israel, Estados Unidos, Líbano, Arábia Saudita, China, Malásia e Alemanha.
O Exporta Mais Brasil é voltado para produtores rurais, cooperativas e empresas brasileiras que desejam iniciar ou ampliar sua atuação no mercado externo. Os participantes selecionados terão acesso a rodadas de negócios presenciais com foco em exportação, divulgação na plataforma internacional Buy Brazil, apoio de tradutores durante as reuniões e acompanhamento especializado da equipe da ApexBrasil.
No Ceará, o Sebrae atuou na mobilização e indicação de clientes atendidos pela instituição e que participam de programas e projetos voltados ao setor agropecuário. Foram selecionados produtores que já passaram por consultorias relacionadas a embalagem, rotulagem e adequação dos produtos, além de atender às exigências necessárias para a comercialização internacional.
Para participar do processo de exportação, os empreendimentos precisam cumprir uma série de requisitos, entre eles possuir registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), adotar Boas Práticas de Fabricação (BPF), contar com habilitação no Siscomex (Radar), emitir certificados internacionais e submeter os produtos a rigorosos controles de qualidade e análises laboratoriais.
Para a articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios, Suilany Teixeira, a participação dos produtores na missão demonstra a evolução do setor e a importância do trabalho de qualificação realizado pelo Sebrae Ceará junto aos pequenos negócios.
“O Sebrae atua para preparar as empresas e os produtores rurais para atender às exigências do mercado internacional e aproveitar as oportunidades que surgem fora do país. É motivo de grande satisfação ver empreendimentos acompanhados pela instituição participando de uma iniciativa como o Exporta Mais Brasil, apresentando a qualidade dos produtos cearenses a compradores de diferentes países e ampliando suas perspectivas de negócios”, afirma.
Segundo a gestora, a expectativa é que a missão fortaleça a cadeia produtiva da apicultura cearense, gerando novas oportunidades comerciais e contribuindo para ampliar a presença do mel e do própolis produzidos no estado em mercados internacionais.
