ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE promove reunião com empresários e lideranças do turismo da Ibiapaba

Entre os temas debatidos estavam o fortalecimento do turismo e da economia criativa na região
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O escritório regional do Sebrae/CE na Ibiapaba promoveu na última quinta-feira (11) um encontro com empresários, gestores municipais e lideranças da região para apresentar os resultados das ações desenvolvidas pela instituição na área do turismo e debater projetos futuros. A reunião contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo.

O articulador regional do Sebrae/ CE na Ibiapaba, Francisco Magalhães, abriu o encontro destacando a importância deste momento tendo em vista o planejamento das ações da instituição na região para o próximo ano. “Esse momento é fundamental para que as nossas ações sejam cada mais assertivas. Já temos algumas ações que queremos desenvolver no próximo ano, como o fortalecimento da economia criativa e também buscar estimular o chamado turismo de raio curto”.

Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo lembrou os primeiros debates em torno da criação da Rota dos Mirantes e reforçou o compromisso com o desenvolvimento do turismo na Ibiapaba. “Pessoalmente, é um momento muito importante, pois a Rota dos Mirantes eu acompanhei desde o nascedouro dela. Lembro da primeira reunião que a gente fez com apenas seis empreendedores e hoje a rota se tornou uma realidade, óbvio que como em todos os territórios turísticos, sofreu muito com o período da pandemia. A minha presença aqui hoje é uma espécie de ativo simbólico desta retomada dos negócios turísticos aqui na Serra da Ibiapaba”.

De acordo com Cartaxo, o encontro com as lideranças que integram a governança local da rota é fundamental para buscar soluções para ajudar a superar os fatores que ainda impedem o desenvolvimento pleno do turismo e fortalecer aquilo que potencialmente já se mostrou como fator importante para o desenvolvimento sustentável e duradouro da Rota dos Mirantes da Ibiapaba. “Acreditamos que o segmento turístico pode e deve mobilizar todo o ecossistema socioprodutivo e cultural aqui da região”.

O secretário de Indústria e Comércio, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Tianguá, José Breno Henrique Lemos, parabenizou o Sebrae/CE pela ação.  “É muito louvável essa decisão do Sebrae, pois a serra da Ibiapaba é rica de muitos recursos, principalmente na área do turismo, e despertar aqui, nos empresários locais, que desenvolvem as suas atividades dentro do turismo, é de suma importância, então é algo de relevância, que vai ajudar a trazer um desenvolvimento econômico”.

Para o presidente da Associação Rota Mirantes da Ibiapaba, Fidel Viana, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia é possível perceber os avanços conquistados pelo segmento do turismo da região desde a criação da rota. “Os últimos dois anos, infelizmente, como sabemos, foram muito difíceis de elaborar e executar estratégias considerando o cenário da pandemia, mas ainda assim a gente vê alguns avanços, a gente percebe que o turismo da Ibiapaba está se consolidando, com profissionais na área, negócios específicos, além dos equipamentos voltados para a alimentação fora do lar, os equipamentos turísticos também. Passamos a ter receptivos turísticos na Ibiapaba, que se articulam com as agências de viagem, o que nos potencializa bastante”.

De acordo com Fidel, a ideia dos integrantes da rota é para o próximo ano avançar ainda mais no trabalho de fortalecimento do destino. “Queremos trabalhar a estratégia de vender nas agências turísticas pacotes da Ibiapaba já para o ano que vem. Além disso estamos dando um update na gestão de marketing da rota, com o acompanhamento e gerenciamento desse processo e a expectativa do caminho de ciclismo, peregrinação da Ibiapaba, que vai ser o grande equipamento turístico que vai ligar a Ibiapaba de uma ponta a outra. É um projeto muito parecido do que a gente já viu, graças ao Sebrae, lá no Vale Europeu. Estamos ousando, sabemos da necessidade de quebrar esse projeto em etapas, ir fazendo aos poucos, mas a gente acredita muito nesse potencial, a Ibiapaba já tem condições pra que isso aconteça, só falta organizar e fazer acontecer”.

O chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota, destacou que a fala do superintendente do Sebrae sobre sustentabilidade e economia criativa ajuda a consolidar entre os gestores e empresários a ideia de um destino turístico que valorize a sustentabilidade e a cultural local. “É importante essa palestra que o Cartaxo está fazendo com os empresários para que as pessoas vejam isso, os gestores locais, principalmente, que tenham essa visão que os empresários já tão tendo, para que a gente transforme a Ibiapaba num grande destino turístico, com essa pegada da sustentabilidade, da economia criativa, investindo, acreditando na cultura local e na gastronomia”.