
O conceito, que ganhou força com o movimento feminista, busca transformar a sociedade para que a igualdade seja a norma, e não uma exceção, permitindo que mulheres ocupem seu espaço com segurança e liberdade. Hoje, o term0 está a frente das iniciativas que foquem na importância de aproximar o público feminino e o seu direito e oportunidade de descobrir a sua força empreendedora. E esse foi o objetivo da reunião promovida pela articuladora Neyla Primo, do Sebrae na Região Centro Sul e as integrantes da Secretaria da Mulher de Orós, a fim de ser elaborado um programa que mire o empoderamento das mulheres do município.
O objetivo é reunir parceiros como o Senac, o Sebrae, o Sebrae Delas e todos os programas e iniciativas que promovam a conscientização das mulheres da sua condição de empreendedora o que culminará com um grande evento Regional, que será uma vitrine do que o município produz de melhor e como as mulheres prontas para se lançarem no mercado como empreendedoras, gerando renda, emprego e fortalecendo o desenvolvimento do município.

E foi com esse objetivo que o Escritório do Sebrae/CE na Região Centro Sul, esteve reunido com a equipe da Secretária da Mulher do município de Orós, iniciando as tratativas para a realização das capacitações que vão preparar a população feminina para o evento que vai promover o processo de empoderamento feminino na Região.
Empoderamento feminino é o processo coletivo e individual de fortalecer as mulheres, promovendo sua autonomia, autoestima e capacidade de tomar decisões sobre suas próprias vidas. Envolve a luta pela igualdade de gêneros, quebrando normas sociais e permitindo que mulheres ocupem espaços de liderança na política e economia.
Principais Aspectos do Empoderamento Feminino:
-Autonomia e Tomada de Decisão: Capacidade de decidir sobre o próprio corpo, carreira, finanças e futuro.
-Consciência e Força Coletiva: Consciência compartilhada sobre os direitos das mulheres e a necessidade de modificar estruturas sociais limitantes.
-Igualdade de Gênero:
Luta por direitos iguais, participação plena na sociedade.
-Autoestima e Autenticidade: Reconhecimento do valor próprio, libertando-se de padrões estéticos impostos e rótulos.
-Educação e Capacitação: Promoção do desenvolvimento profissional e acesso a oportunidades, essenciais para a independência.
Derivado do inglês empowerment, o termo representa o ato de “empoderar-se”, ou seja, assumir rédeas da própria vida em vez de esperar mudanças passivamente.
-
