
No encontro, realizado neste início de ano, foram discutidos os pontos de melhoria e os aspectos de maior potencial da Sala do Empreendedor do município para 2026. A primeira atividade foi o que se chama de “tempestade de ideias”, onde todos apresentam sugestões e analisam inovações para amplificar o alcance e a efetividade das ações a serem desenvolvidas no espaço. Em um segundo momento, com as sugestões reunidas, teve inicio a elaboração do Plano de Trabalho para a Sala do Empreendedor do município destinado para a 2026. Ao final do encontro, foi entregue à agente de desenvolvimento, juntamente com o secretário municipal da área, um modelo que servirá de ponto de partida para adaptar o Plano à realidade local, contemplando os requisitos do Selo de Referência em Atendimento.
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma certificação de excelência concedida pelo Sebrae Nacional às Salas do Empreendedor e parceiros que se destacam no suporte aos pequenos negócios. Ele reconhece a qualidade, eficiência e inovação no atendimento, sendo categorizado em Ouro, Prata, Bronze (níveis estaduais) e Diamante (nível nacional).
Principais Aspectos:
O objetivo do Selo é incentivar boas práticas e valorizar instituições (prefeituras, associações, etc.) que oferecem atendimento aos empreendedores e essas boas práticas se baseiam em metodologias com critérios rigorosos, incluindo qualidade, eficiência operacional e digitalização. A partir desses critérios eles recebem selos Ouro, Prata, Bronze ou Diamante, baseados em pontuações de desempenho.
O selo não é apenas uma premiação, mas um compromisso de contínua melhoria no atendimento aos pequenos negócios foi realizada a a coleta de informações referentes ao acompanhamento do Selo realizado em 2025, bem como o registro das experiências vivenciadas ao longo do ciclo anterior.
As expectativas para 2026 são positivas, especialmente porque a Agente de Desenvolvimento iniciou suas atividades com o processo já em andamento no ano 2025 e, agora, contará com todo o acompanhamento desde o início do ciclo, favorecendo uma implementação mais estruturada. A avaliação final foi de que o encontro foi essencial para fortalecer a aproximação, alinhar entendimentos e construir novas expectativas para o trabalho a ser desenvolvido em 2026.
