
Um grupo de oito empreendedoras cearenses, participantes do programa Elas Globais, foram convidadas pelo Sebrae/CE para participar como expositores da 20ª edição da Expolog – Feira Internacional de Logística. O evento, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reuniu profissionais que projetam o futuro da logística no país e no mundo para discutir a integração de novas tecnologias e abordagens inovadoras para enfrentar desafios globais de eficiência e sustentabilidade.

As empreendedoras, que passaram por um processo de capacitação e preparação, promovido pelo Sebrae/CE, voltado para a internacionalização de seus negócios, tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços durante o evento, além de se conectarem com profissionais e empresas que atuam na cadeia produtiva da logística.
De acordo com o articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Silvio Moreira, a escolha das participantes se deu pelo grau de amadurecimento e preparação destes negócios para acessarem as oportunidades geradas durante a Expolog. “A Expolog reuniu médias e grandes empresas do segmento de logística no país e no mundo, por isso a nossa decisão de levar para o stand do Sebrae/CE empreendedoras que já participaram da trilha de capacitação do Elas Globais, onde receberam a capacitação necessária para a internacionalização de seus negócios”.

Segundo Sílvio, esse diálogo e troca de experiências entre as empresas exportadoras e as do segmento de logística ajuda a ampliar ainda mais as oportunidades de negócios e acesso a novos mercados para as empresas cearenses. “Nosso intuito é fazer com que as empresas do nosso estado, em especial as lideradas por mulheres, possam crescer ainda mais e se destacar no cenário global”, destaca o gestor do Sebrae/CE.

Para a empreendedora Monique Barreto, proprietária da Auó Asé Biojoias, as oportunidades geradas pelo Sebrae, por meio do programa Elas Globais foram uma virada de chave. “Participar do Elas Globais, ir a Portugal, expor na Expolog 2025 fizeram que eu enxergasse a exportação como um caminho real pra minha marca”.
Segundo ela, as mentorias e conversas com especialistas durante a participação no programa do Sebrae ajudaram a abrir sua minha mente. “Elas me deram clareza de direção e me fizeram olhar pro produto com uma visão mais profissional, sofisticada e global visando no potencial no mercado internacional”, destaca Monique.

A empreendedora destaca ainda que os maiores benefícios conseguidos neste processo foram a confiança, conexões estratégicas e um norte mais sólido para planejar os próximos passos de sua marca pensando no mundo. “Sou muito grata por tudo que essa experiência gerou e como ela mudou a forma como eu vejo o futuro do meu trabalho”.
Elas Globais
Programa do Sebrae/CE que oferece uma trilha de desenvolvimento para empresárias do Ceará que desejam preparar suas empresas para o processo de internacionalização de mercado. A iniciativa engloba desde o levantamento do perfil de maturidade gerencial da empresa, passando por capacitações e consultorias, encontros de networking, rodadas de negócio e participação em missões de internacionalização.
