ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE participa de lançamento do Observatório da Mulher

A ferramenta da Prefeitura de Fortaleza irá reunir dados e informações de diversas instituições sobre as condições de vida das mulheres da capital cearense
Por Com Ascom da Prefeitura de Fortaleza
ASN CE Atualização
Compartilhe
Lançamento do Observatório da Mulher ocorreu nesta quarta-feira (26/11) no Paço Municipal. Foto: Beatriz Boblitz

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, participou quarta-feira (26/11) no Paço Municipal, do lançamento do Observatório da Mulher, ferramenta que reúne dados para a análise e aprimoramento de políticas públicas para as mulheres da capital. Além de Cartaxo, também estiveram presentes os articuladores da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae/CE, Felipe Melo, e do escritório da instituição na Região Metropolitana de Fortaleza, Pedro Silva.

A iniciativa, sob o comando da Secretaria da Mulher de Fortaleza (SeMulher), tem o objetivo de consolidar informações, indicadores sociais e estudos que ampliem a compreensão sobre as condições de vida das mulheres e orientem a tomada de decisões do poder público.

Para isso, a ação conta com a cooperação de instituições como o Sebrae/CE, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Banco do Nordeste (BNB/Etene), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (Ipplan).

Cartaxo assina o termo de parceria marcando a adesão do Sebrae/CE ao Observatório da Mulher de Fortaleza

A parceria com o Sebrae/CE envolve as informações referentes aos dados de empreendedorismo feminino em Fortaleza. Para Joaquim Cartaxo, essa troca irá ajudar a instituição na definição de ações mais assertivas para os diferentes públicos de mulheres empreendedoras da capital cearense. “Com estas informações poderemos saber mais sobre os desafios enfrentados por estas empreendedores e encontrar melhores formas de ajudá-las. Já a Prefeitura poderá, a partir destes dados, elaborar políticas públicas que ajudem no fomento ao empreendedorismo feminino em Fortaleza”.

Cartaxo aproveitou para entregara ao prefeito Evandro Leitão publicações do Sebrae/CE

O prefeito Evandro Leitão classificou o lançamento do Observatório da Mulher como um marco histórico nas políticas públicas de gênero na Capital. “Infelizmente, ainda enfrentamos, no século XXI, problemas gravíssimos em uma sociedade doente, o que reforça a necessidade de dar maior visibilidade às pautas relacionadas às mulheres. É nessa perspectiva que a Prefeitura de Fortaleza está lançando o Observatório da Mulher, em parceria com diversos órgãos e instituições das esferas federal, estadual e municipal”, afirmou.

Evandro reforçou que as ações do Observatório são transversais, com capacidade de gerar e analisar dados de diversos eixos do Plano Fortaleza Inclusiva.

“O objetivo é reunir esforços para implementar ações e políticas públicas baseadas em evidências e em dados concretos, atuando em áreas como saúde, educação, empreendedorismo e autonomia econômica, entre outras. Dessa forma, buscamos fortalecer iniciativas que garantam respeito, proteção e valorização às mulheres, que desempenham um papel fundamental na nossa sociedade”, concluiu Evandro.

A secretária da Mulher de Fortaleza (SeMulher), Fátima Bandeira, também celebrou a elaboração do Observatório. “Hoje, para garantir governança e orientar a definição de políticas públicas, é fundamental trabalhar com informações concretas. Não podemos planejar ações voltadas às mulheres a partir de impressões ou senso comum. Precisamos de dados sólidos para identificar onde atuar e quais políticas devem chegar à ponta, de forma efetiva, para transformar a vida das mulheres”, observou.

Índice de Qualidade de Vida da Mulher de Fortaleza (IQVMF)

Uma das principais ações do Observatório é a elaboração do Índice de Qualidade de Vida da Mulher de Fortaleza (IQVMF), indicador pioneiro desenvolvido em parceria com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), unidade de pesquisa e inteligência econômica do BNB. O índice integrará dados de saúde, educação, segurança, economia e autonomia financeira.

Mais informações: https://observatoriodamulher.fortaleza.ce.gov.br/