-

A região Centro-Sul cearense vivenciou, no último fim de semana (dias 14 e 15 de novembro), uma das agendas mais significativas de sua articulação territorial. Em uma missão técnica promovida pelo Sebrae Ceará, no âmbito do programa Territórios Empreendedores, lideranças dos municípios de Iguatu, Icó, Orós, Jucás, Cariús e Quixelô percorreram municípios da Ibiapaba em uma intensa troca de experiências, visitas a iniciativas estratégicas e conversas sobre governança e desenvolvimento integrado. Esses dois dias serviram para a aproximação de lideranças, fortalecimento da governança cooperada e a divulgação de práticas inspiradoras para o desenvolvimento regional.
Encontro de ADRs
O primeiro dia da missão reuniu diretorias da ADR Ibiapaba, lideranças da Comunidade de Alegria (Ipu), da Agência Conecta Sul, da IGR Rota das Tradições, secretários municipais de turismo e lideranças de grupos de artesanato de Iguatu e Icó. A comitiva do Centro-Sul foi recebida por gestores e articuladores da Região da Ibiapaba, reconhecida por seu modelo de governança turística, pela capacidade de cooperação e pelo alinhamento entre setor público, empresarial e sociedade civil.

A programação teve início com a visita à Comunidade de Alegria, em Ipu, onde o grupo foi recepcionado pela Sra. Tereza Cristina, presidente da Câmara Municipal da cidade. Ela conduziu a comitiva em uma incursão sobre o trabalho das mulheres ceramistas da ADADA – Associação das Artesãs de Alegria, cujo artesanato tradicional conquistou Indicação Geográfica (IG), tornando as cerâmicas produzidas na comunidade, um dos produtos culturais mais reconhecidos da Ibiapaba. Hoje, graças a redes de parceria e governança comunitária, as peças integram o portfólio de diversas empresas do trade turístico regional.

Em seguida, o grupo participou do Encontro das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), momento conduzido pela presidente da Agência Líder Ibiapaba, que apresentou a trajetória de construção e fortalecimento da organização, suas práticas de governança e iniciativas que podem inspirar modelos semelhantes no Centro-Sul.

O primeiro dia encerrou com a participação da comitiva no Ibiapaba Agrotech, ambiente que celebra inovação, agronegócio, networking e fortalecimento de cadeias produtivas. “Essas conexões cumprem um propósito relevante: promover um modelo de governança baseado na colaboração, na confiança e no trabalho conjunto”, destacou Renato Bizerra, Analista Técnico do Sebrae no Centro-Sul.
Turismo
-

O segundo dia da missão aprofundou a vivência em campo. A comitiva conheceu três produtos turísticos estruturados em Guaraciaba do Norte: Hotel Fazenda Gospel, Génesis Park e Turismo Park Tucano. Todos reconhecidos por sua contribuição ao turismo regional e por práticas consolidadas de gestão empresarial.
No Complexo Empresarial do Hotel Fazenda Gospel e Génesis Park, o grupo foi recebido pelo empresário Márcio Roberto do Rosário, presidente e fundador da entidade representativa dos empresários e uma das figuras mais influentes na consolidação do associativismo na Ibiapaba. Em sua apresentação, ele compartilhou sua trajetória, destacou a importância da união empresarial e explicou como a organização coletiva foi decisiva para transformar o cenário turístico local.
Além da fala institucional, Márcio do Rosário conduziu a comitiva em uma visita guiada ao complexo, onde foi possível conhecer a estrutura administrativa, operacional e logística do empreendimento — uma demonstração prática de governança empresarial aplicada ao turismo e à gestão de serviços de receptividade.

No Turismo Park Tucano, o grupo foi recepcionado pelo Sr. Antônio Cláudio, secretário municipal de Turismo de Guaraciaba do Norte, que apresentou as estruturas do parque e seu papel como equipamento estratégico para o fortalecimento da oferta turística municipal. A comitiva também ouviu João Porto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, que reforçou a relevância da governança empresarial e do associativismo para a construção de ecossistemas econômicos fortes e sustentáveis.
Um marco
Com a articulação do Sebrae/CE e o engajamento das lideranças das duas regiões, a missão técnica à Ibiapaba se consolida como um marco do fortalecimento da integração territorial no Ceará. Centro-Sul e Ibiapaba, cada região com suas identidades e potencialidades, saem da experiência mais conectados, mais preparados e com novas perspectivas para transformar desafios comuns em oportunidades coletivas. Ao final de dois dias de imersão, ficou evidente que quando regiões cooperam, territórios avançam — e o desenvolvimento deixa de ser uma meta isolada para se tornar um compromisso compartilhado.
