ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE promove encontro com secretários e gestores de turismo do Centro Sul

O evento reuniu os representantes dos municípios integrantes da Rota das Tradições
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Secretários, técnicos e gestores das pastas de turismo dos municípios Iguatu, Icó, Orós e Jucás participaram nesta quarta-feira (29) de um encontro promovido pelo Sebrae/CE para discutir os próximos passos na estruturação da Rota das Tradições, roteiro turístico que envolve esses quatro municípios do Centro Sul cearense. Também estiveram presentes na reunião, representantes do Banco do Nordeste, do Senac, do Conecta Sul e da IGR da Rota das Tradições.

Durante o encontro, que contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, foi feito um balanço das ações realizadas desde 2022 pelo Sebrae no processo de articulação e estruturação da Rota das Tradições, como a realização de eventos e fóruns de discussão, articulação das lideranças, definição da marca e nome do roteiro, missões técnicas.

A articuladora do Sebrae/CE no Centro Sul, Neyla de Araújo, também destacou a participação do roteiro nas rodadas de negócios promovidas durante a Brazil Travel Market (BTM), evento realizado em Fortaleza, que reuniu agentes de viagens de todo o Brasil e de outros países. “Foi um momento em que pudemos apresentar e vender a Rota das Tradições para o mundo”.

Segundo Neyla, os próximos passos deste trabalho são a estruturação e a finalização de produtos turísticos em cada um dos municípios envolvidos, que será elaborado por um agente de roteirização do Sebrae, em parceria com empreendedores e o poder público.

Para isso, segundo a gestora do Sebrae, é fundamental o envolvimento das administrações municipais, representadas pelas Secretarias de Turismo. O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, reforçou essa necessidade, destacando o papel das Prefeituras no processo de melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

“Não há turismo sem os empreendedores, são eles quem ofertam os produtos e serviços, que hospedam, que transportam, que vendem os artesanatos, mas para que esse segmento se desenvolva é fundamental o apoio do poder público municipal. Quanto mais o ambiente for amigável ao empreendedor, mais empresas são criadas no município e consequentemente mais emprego, renda e receitas públicas são geradas, contribuindo assim para o desenvolvimento dos territórios”, reforçou Cartaxo.

Referência

A reunião com os gestores públicos foi realizada no restaurante Galinha Caipira, equipamento de alimentação do município de Icó, premiado por dois anos consecutivos com o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial, na categoria Diamante. De acordo com Neyla, a escolha do local era para que os secretários e gestores pudessem conhecer um equipamento integrante da Rota, com um padrão de qualidade que é exemplo para os outros empreendimentos do roteiro.

O equipamento, que tem à frente as irmãs Juliana e Joana, além de dar seguimento a uma tradição familiar iniciada ainda na década de 70, promove a valorização da gastronomia regional e ao mesmo tempo que traz uma série de inovações, como um amplo espaço de entretenimento, que conta com tirolesa, parede de escalada, mini fazenda, réplica da fachada de uma casa de taipa, entre outras atividades.