A Prefeitura de Fortaleza oferta, por meio dos Programas Fortaleza Capacita e Nossas Guerreiras, 1.395 vagas para capacitações em áreas como marketing, finanças, planejamento, vendas e elaboração de plano de negócios. Os cursos são totalmente gratuitos e têm carga horária de entre 8 e 12h/a com direito à certificação.
As aulas presenciais estão sendo realizadas em bairros como Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Barroso, Bom Jardim, Mucuripe, Jardim das Oliveiras, Jardim Iracema, Antônio Bezerra e Canindezinho. Estão sendo disponibilizadas 39 turmas, sendo 18 on-line e 21 presenciais. As ações são voltadas para pessoas acima de 18 anos, empreendedores ou que desejem montar o seu negócio. Os cursos de elaboração de propostas de negócios são destinados para mulheres que desejam participar do Programa Nossas Guerreiras.
Para evitar a proliferação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que coordena a ação em parceria com o Sebrae Ceará, está seguindo todas as ações preventivas, com medidas como indicação de distanciamento mínimo, limpeza e desinfecção das superfícies, além da disponibilização de álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório. A programação das capacitações está sujeita à alteração.
Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439-4982 (não recebe ligações), pelo e-mail: fortalezacapacita@sde.
Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio de cooperação técnica entre Prefeitura de Fortaleza e Sebrae, com duração de 12 meses. Nesse período, serão realizadas ações conjuntas para qualificar mais de 30 mil empreendedores de Fortaleza, sendo 25 mil por meio de capacitações gerenciais e outros 5.640 através de consultorias.
Programa Nossas Guerreiras
