ASN CE Atualização
Compartilhe

Plataforma Ceará Habitats de Inovação e Comitê Estadual de Inovação são lançados no Siará Tech Summit 2025

A nova plataforma irá ajudar o comitê a mapear todos os atores e ecossistemas de inovação do Estado, permitindo uma conexão inteligente entre demandas e soluções das diversas regiões
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O segundo dia do Siará Tech Summit 2025 marcou um importante avanço para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado, com o lançamento do Comitê da Rede de Ecossistemas de Inovação do Estado e da Plataforma Ceará Habitats de Inovação. O Comitê é uma iniciativa que reúne 35 instituições, entre representantes do poder público, setor produtivo, academia e atores estratégicos com o objetivo de promover uma rede integrada e inteligente de inovação. Também integram o fórum, os doze representantes do ecossistemas regionais.

Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE

O diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, destacou que o novo momento representa um passo decisivo na consolidação da cultura inovadora no Estado. “Nosso objetivo é fazer o Ceará ter uma rede integrada e completa do sistema de inovação”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da presença dos articuladores dos 12 territórios, que serão fundamentais para a efetividade das ações e a interiorização da inovação.

Wally Menezes, presidente do Comitê da Rede de Ecossistemas de Inovação do Estado

O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e líder do Comitê, Wally Menezes, enfatizou o papel da colaboração entre as instituições. “Essa rede tem um grande compromisso e ela não está fechada. Outras instituições interessadas também podem ser integradas”, reforçou, destacando que a construção coletiva será essencial para o êxito da iniciativa.

Participaram da solenidade a coordenadora de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Márcia Noronha, que reforçou a importância da integração entre governo, academia e setor produtivo para impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer o ecossistema de inovação cearense.

Também esteve presente o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior, que destacou o papel fundamental dos municípios na identificação das demandas locais e na construção de soluções inovadoras que atendam às realidades de cada território. Ao final, os representantes de cada Comitê Regional assinaram a adesão ao Comitê Estadual de Inovação, consolidando o compromisso coletivo com a promoção da inovação em todo o Ceará.

Plataforma Ceará Habitats de Inovação

Na ocasião, também aconteceu o lançamento da Plataforma Ceará Habitats de Inovação. De acordo com o coordenador do Siará Tech Summit, Hérbart Melo, o objetivo é mapear todos os atores e ecossistemas de inovação do Estado, permitindo uma conexão inteligente entre demandas e soluções.

“O que pretendemos com a plataforma é entender o que cada território tem de necessidade, mas também quais são as instituições que estão em cada um desses territórios, de que forma essas instituições podem ajudar a resolver esses problemas para que gente possa, juntos, encontrar soluções”, explicou.