O Sebrae Regional Litoral Leste, em parceria com a empresa Itaueira – por meio do programa Itaueira Pro – e com a empresa especializada Terra Ecológica Consultoria, realizou nos dias nos dias 03 e 04 de outubro, em Aracati, uma capacitação voltada a produtores rurais que buscam conquistar a certificação orgânica. Durante o curso “Certificação Orgânica na Prática – Normas BR, US e CE”, foram apresentados os requisitos necessários para atendimento das normas brasileiras e as exigências internacionais, mais especificamente dos Estados Unidos e União Europeia.
De acordo com a analista do Sebrae/CE na região, Ana Carla Montenegro, todo o conteúdo foi estruturado para ser prático, abordando desde os requisitos legais até as orientações sobre adequação produtiva, gestão documental, boas práticas agrícolas e preparação para auditorias de certificação. “Essa iniciativa nasceu a partir do Programa Comunidade Empreendedora do Sebrae, durante o atendimento a um grupo de produtores de acerola da comunidade de Ubaranas, em Aracati. Foi nesse processo que se identificou a demanda por maior qualificação e a necessidade de ampliar mercados e agregar valor à produção por meio da certificação orgânica”.
A parceria com a Itaueira, referência nacional no setor de fruticultura, segundo ela, se configura como uma ação de encadeamento produtivo: um modelo em que grandes empresas investem na qualificação de produtores locais, fortalecendo a cadeia de fornecimento, assegurando qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade em seus processos. “Para os agricultores familiares, esse conhecimento representa a possibilidade de acessar novos mercados, maior competitividade e a oportunidade de integrar cadeias produtivas mais estruturadas e exigentes”.A analista destaca que a ação reforça o compromisso do Sebrae e seus parceiro com o desenvolvimento territorial sustentável, estimulando práticas agrícolas mais responsáveis, que unem preservação ambiental, saúde e bem-estar, aumento de competitividade e fortalecimento da agricultura familiar do litoral leste cearense. “Mais do que um curso, trata-se de uma ação estratégica de articulação entre produtores, empresas âncoras e instituições de apoio, com o objetivo de consolidar a agricultura familiar como protagonista em mercados de maior valor agregado, no Brasil e no exterior”, aponta Ana Carla.