Com uma sala praticamente lotada, a solenidade de instalação do Comitê foi realizada na manhã desta segunda-feira, 23/09, na sede do edifício-sede do Sebrae/CE, Airton Gonçalves Junior, com palestra do articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo.

O encontro reuniu representantes e diversas instituições parceiros do ecossistema de inovação, simbolizando a união de forças e de foco em prol de um futuro mais colaborativo, criativo e próspero. Podia-se perceber que cada participante trouxe para o encontro, o desejo de transformar realidades, conectar talentos e construir soluções capazes de impulsionar o desenvolvimento local.
-Mais do que uma simples reunião, este é um movimento de esperança e compromisso: um convite para agirmos juntos — unindo setor público, setor privado, academia e sociedade civil em torno de um mesmo ideal: fazer da Região Metropolitana um território de oportunidades”, destacou Herbart Melo.

Falando em nome do território, o articulador do Escritório do Sebrae/CE na Região Metropolitana, Pedro Silva explicou que a formalização do Comitê Regional de Inovação da Região Metropolitana de Fortaleza é um marco importante para o fortalecimento do ecossistema local. “Esse comitê nasce como um espaço de governança colaborativa, capaz de tornar a região mais inovadora, competitiva e sustentável. O Sebrae/CE tem orgulho de apoiar e coordenar esse movimento, pois acreditamos que a inovação só acontece quando unimos forças e construímos soluções coletivas para os desafios do território”.
E finalizou reforçando que é um passo fundamental que vai gerar novas oportunidades, ampliar conexões e colocar a Região Metropolitana de Fortaleza em evidência no cenário da inovação do Ceará e do Brasil.”
A ELEIÇÃO
Pedro Silva, articulador do Escritório do Sebrae/CE da RMF, a secretária eleita Haline Cordeiro, o consultor Mário Gurjão e a presidente Rossana Barros.
O auge da solenidade aconteceu com a eleição da presidente e da secretária do Comitê. Numa votação nominal e transparente, duas candidatas se apresentaram exibindo seus currículos. Na contagem dos votos foi escolhida Rossana Barros, como presidente. Há 20 anos ligada à pesquisas sobre inovação, além de ser diretora do IFCE Campus de Maracanaú e engenheira de formação.
Na sequência, seguindo a mesma metodologia, foi escolhida a secretária do Comitê, a administradora Haline Cordeiro Rodrigues, diretora presidente da ADR Conexão Metropolitana e CEO da Hubine de Negócios S/A Mulheres.
Além da formalização do comitê, o workshop também apresentou os resultados do levantamento sobre a caracterização e o nível de maturidade do ecossistema e promoveu discussões sobre a participação conjunta da RMF no Siará Tech Summit 2025, reforçando o protagonismo da região no maior evento de inovação do Norte e Nordeste, o Siará Tech Summit 2025
-