ASN CE Atualização
Compartilhe

Metropolitano realiza 1º Workshop do Ecossistema de Inovação

O próximo encontro será no dia 22/09, com a continuidade do Plano do ELI Metropolitano
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

-

Fruto de um trabalho que começou com o mapeamento das instituições com potencial para compor o Ecossistema Local de Inovação da Região Metropolitana de Fortaleza, este Workshop reuniu importantes parceiros como o NUTEC, IFCE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Hub de Inovação de Itaitinga, Agência de Desenvolvimento Regional Conexão Metropolitana, dentre outros, para discutir como trabalhar a inovação de forma integrada em nosso território visando promover o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo Pedro Silva, articulador do Escritório Regional Metropolitano de Fortaleza “o encontro foi fundamental para engajar e conectar os atores do Ecossistema de Inovação da Região Metropolitana, validando informações e fortalecendo uma visão coletiva. “Nosso objetivo é construir um ecossistema integrado, capaz de gerar inovação, potencializando as vocações locais e impulsionando os indicadores de empreendedorismo da nossa região,” ressaltou.

Para Cláudia Jane, gestora do ELI Metropolitano “este foi apenas o primeiro de muitos encontros, pois um Ecossistema Local de Inovação atuante não surge da noite para o dia, exige esforço da governança envolvida, muito planejamento e execução. Mas o que vimos aqui hoje nos mostrou que estamos no caminho certo, pois tivemos uma representatividade expressiva de todos os municípios do recorte territorial escolhido para o ELI e atores ansiosos por contribuir com este novo desafio, ” reforçou.

O próximo Workshop ficou agendado para o dia 22 de setembro, onde será dada continuidade à elaboração do Plano de Trabalho do ELI do Escritório Metropolitano do Sebrae/CE.

-

-

Conceito 

Os Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) referem-se a ambientes regionais ou locais nos quais há uma concentração de atividades relacionadas à inovação, pesquisa e desenvolvimento. Esses ecossistemas são caracterizados pela interação entre diversos atores, como empresas, universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais, startups e outros elementos da comunidade local.

A proximidade geográfica e a interação entre diferentes setores dentro do mesmo local facilitam o compartilhamento de recursos, expertise e oportunidades de negócios.

Esses ecossistemas podem incluir elementos como parques tecnológicos, incubadoras de empresas, clusters industriais, eventos de networking e outras iniciativas que estimulam a inovação e o empreendedorismo em uma determinada região. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico.

-