O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, recebeu na tarde desta quarta-feira (30) a Comenda Fenaju, uma das maiores honrarias concedidas pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) a personalidades que se destacam pelo apoio ao empreendedorismo e pelos relevantes serviços prestados ao aprimoramento do registro empresarial no país. A homenagem ocorreu como parte da programação do Encontro Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, realizado em Fortaleza.
Além de Cartaxo, também foi homenageado o governador Elmano de Freitas, que foi representado na solenidade pelo secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes. As comendas foram entregues pelo presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati e pela presidente da Fenaju, Gregória Benário.
A Fenaju representa as 27 Juntas Comerciais brasileiras e atua de forma integrada para fortalecer e modernizar o ambiente de negócios no Brasil, promovendo agilidade, inovação e eficiência nos serviços públicos voltados ao empreendedorismo. O momento solene marcou o reconhecimento ao compromisso com a boa gestão pública e com o desenvolvimento empresarial do Ceará.
Cerimônia
Abrindo a solenidade, Eduardo Jereissati destacou o papel da Jucec no cenário empreendedor do estado como um agente facilitador na abertura de empresas. Resultado disso é o aumento significativo de 34% no número de empresas abertas no Ceará no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
“Tenho convicção de políticas públicas bem conduzidas, como as que vemos aqui no Ceará, são sementes de um futuro mais justo e mais próspero. Foi sob a liderança do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, que lançamos, de forma pioneira, o Abre no Zap, em abril de 2024, a primeira plataforma do Brasil que permite abrir uma empresa de baixo risco em até 5 minutos, pelo whatsapp”, comemora.
Para o secretário estadual Fabrízio Gomes, é muito importante para o Governo, na pessoa do governador Elmano, receber essa homenagem, porque as Juntas Comerciais têm um papel fundamental no incentivo ao empreendedorismo. “O Governo do Estado tem atuado com políticas fiscais e econômicas voltadas à melhoria do ambiente de negócios no Ceará. Essa parceria entre Governo, Juntas Comerciais e instituições como Sebrae e FIEC é essencial para o crescimento da economia cearense e brasileira”, destacou.
Em seu discurso de agradecimento, Cartaxo fez questão de dividir a honraria com os diretores, colaboradores e parceiros do Sebrae/CE pelo trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento sustentável do estado do Ceará. Cartaxo reforçou ainda a importância do trabalho das Juntas Comerciais brasileiras, em especial da Jucec, como agentes de fomento ao desenvolvimento.
“Receber essa comenda das Juntas Comerciais do Brasil é um reconhecimento ao trabalho do Sebrae, mas que também envolve as gestões municipais, o Governo do Estado e a Junta Comercial. A Jucec é uma ferramenta de desenvolvimento. Sua modernização e digitalização tornaram possível, por exemplo, abrir uma empresa em qualquer município do Ceará com agilidade, até mesmo via WhatsApp. Essa integração é o que fortalece o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirmou Cartaxo.
A cerimônia foi encerrada com agradecimentos aos homenageados e ao público presente, reforçando o compromisso da Jucec e da Fenaju com a valorização de parcerias institucionais que promovem um ambiente empresarial mais moderno, ágil e eficiente.