ASN CE Atualização
Compartilhe

Centro Sul promove palestra para o melhoramento genético da Ovinocaprinocultura da Região

Por isso, o Escritório do Sebrae/CE realizou palestra com um dos principais especialistas em melhoramento genético, principalmente de cabras leiteiras
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

-

A Região Centro Sul se destaca pelo grande número de pequenos ruminantes, com foco na ovinocaprinocultura de leite que representa um grande potencial para geração de renda nas pequenas propriedades. Porém, para que esse desenvolvimento se torne realidade e aconteça de forma sustentável e com a agregação de valor à atividade, é necessário que seja trabalhada a qualidade genética dos rebanhos.

Por isso, o Escritório do Sebrae/CE na Região realizou, no último dia 3 de julho, uma palestra com um dos principais especialistas em melhoramento genético, principalmente de cabras com aptidão leiteira. Desta forma, Ivan Vasconcellos, representando o capril Caprivam, foi a Iguatu apresentar boas práticas a serem trabalhadas para a inclusão de novas tecnologias na Região, o que promoverá a melhoria do rebanho. Dentre elas, a inseminação artificial e a realização de transferência de embriões. Com a vantagem de ser alcançado em curto espaço de tempo e com produtos, no caso do leite, de maior qualidade e levando em conta os valores nutricionais e com melhor qualidade para o beneficiamento.

Na oportunidade participaram da apresentação os presidentes de associação, Vandeilton Sucupira, representando a Associação de Criadores do Ceará, José Almir representando a Associação de Criadores de Iguatu, Moisés Macedo representando a Associação de Ovinocaprinocultores de Lavras da Mangabeira, Ednilson Gomes representando a Associação de Caprinocultores de Jucás, o secretário de agricultura de Jucás, Cláudio Lavor, além de outros produtores e técnicos da região Centro Sul.