ASN CE
Compartilhe

Pequenos Negócios geram mais de 15 mil empregos formais no Ceará nos cinco primeiros meses do ano

O número representa cerca de 84% do saldo de empregos com carteira assinado criados no estado neste período
Por Redação
ASN CE
Compartilhe
O setor da Construção vem se destacando em 2025 como um dos maiores geradores de emprego entre as MPE do estado

O Ceará acumulou um saldo positivo de 18.377 empregos formais nos primeiros cinco meses de 2025. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Deste total, 15.375 empregos, ou seja 83,66%, foram gerados pelos pequenos negócios.

Somente no mês de maio, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) cearenses contribuíram para a criação de 3.554 novos empregos. No acumulado de janeiro a maio, a maioria dos empregos criados pelos pequenos negócios no estado vieram das empresas do setor de Serviços, que tiveram um saldo de 7.882 contratações no período.

Outro setor da economia cearense que se destacou na geração de postos de trabalho nos primeiros cinco meses do ano foi o da Construção Civil, com as MGE contribuindo com a assinatura de 5.272 carteiras de trabalho. Em seguida, aparece os setores da Indústria e Agropecuário, com 1.771 e 269 empregos criados, respectivamente no Ceará.

O único setor econômico do estado onde os pequenos negócios tiveram desempenho negativo no período foi o do Comércio, com um acumulado de 50 demissões no período de janeiro a maio de 2025. Apesar do resultado acumulado no ano, o mês de março foi positivo para as MPE do Comércio cearense, que registraram 479 contratações com carteira assinada.

Brasil

Em todo o país, o mercado de trabalho impulsionado pelas MPE – Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) – permanece em expansão. Somente em maio, foram cerca de 100 mil novos postos gerados pelas MPE no Brasil, o que representa 66,8% do total de contratações.

De janeiro a maio, as Micro e Pequenas Empresas brasileiras contrataram 635.771 pessoas em todo o território nacional. O número representa cerca de 60,5% do total de novas contratações neste ano. Em maio, o setor de Serviços foi o que teve a maior abertura de postos de trabalho, entre as MPE, com 50,2 mil novos registros, seguido pela Construção (20,1 mil) e Comércio (19,8 mil).

-