ASN CE Atualização
Compartilhe

Marca Catarina Mina, com o apoio do Sebrae/CE, visita grupos de artesãos do Sertão Central

A iniciativa evidenciou o papel fundamental do artesanato como expressão cultural, fonte de renda e elemento estratégico da economia regional.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

No final de abril, o Sertão Central do Ceará foi palco de uma ação estratégica promovida pelo Sebrae/CE, estimulada pelo Programa Agente de Mercado”. A Região que recebeu a visita da marca nacionalmente reconhecida Catarina Mina. A iniciativa visa fortalecer o artesanato local por meio da criação de conexões entre grupos de artesãos e potenciais compradores, promovendo oportunidades de comercialização e valorização da produção artesanal.

Acompanhado pelo consultor Marden Barreto e pelo Articulador Regional do Sebrae/CE, Cleverson Carlos, o programa acompanha atualmente cinco grupos artesanais nos municípios de Solonópole e Quixeramobim. Os grupos “Entrelaços do Sol”, “Museu Orgânico Rabelo”, “Quixerarte”, “Mãos de Fada” e “Encantos do Sertão” receberam a comitiva da Catarina Mina, liderada pela própria Celina Hissa, diretora artística da marca e uma das principais referências em moda consciente e artesanal do país.

A presença da marca representou um importante momento de troca de experiências e reconhecimento para os artesãos locais. No dia 29 de abril, a programação teve início em Solonópole, com uma recepção organizada pela prefeitura e pelo grupo “Entrelaços do Sol”, acompanhada pelo analista do Sebrae, Cleylton Ferreira.

Na parte da tarde, a comitiva seguiu para o “Museu Orgânico Rabelo”, em Quixeramobim, com a presença do articulador Cleverson Carlos. Já no dia 30, a agenda prosseguiu com visitas aos grupos” Quixerarte”, “Mãos de Fada” e “Encantos do Sertão”. Os dois últimos se destacaram pelo foco na produção de bordados manuais voltados para o público infantil, revelando o potencial criativo e comercial dos trabalhos desenvolvidos.

A ação reforça o compromisso do Sebrae/CE com a valorização da cultura e da economia criativa no interior do Ceará, aproximando talentos locais de grandes nomes do mercado e ampliando as possibilidades de crescimento para os artesãos do Sertão Central.

Marcada por uma intensa troca de conhecimentos e pela presença de uma marca de referência nacional, a iniciativa evidenciou o papel fundamental do artesanato como expressão cultural, fonte de renda sustentável e elemento estratégico no fortalecimento da economia regional.