ASN CE
Compartilhe

Superintendente do Sebrae/CE participa dia Dia D de Regularização de Dívidas Rurais em Limoeiro do Norte

A iniciativa do Banco do Nordeste, integra a ações do programa Desenrola Rural do Governo Federal
Por Com informações do BNB
ASN CE
Compartilhe

O Banco do Nordeste (BNB) realizou na última sexta-feira (2), em Limoeiro do Norte, o Dia D de Regularização de Dívidas do Desenrola Rural, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Durante todo o dia, equipes do banco atenderam agricultores familiares dos municípios do Vale do Jaguaribe oferecendo descontos de até 80% para liquidação e até 65% para renegociação das dívidas rurais em situação de inadimplência.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, que destacou o compromisso do banco com o apoio aos pequenos produtores. “Por orientação do presidente Lula, estamos mais próximos de quem precisa. Nos últimos dois anos, o crédito para agricultura familiar cresceu 126% no Banco do Nordeste, e o Desenrola é uma ação concreta para que esse crédito alcance cada vez mais pessoas”.

Segundo ele, a ida das equipes do Banco do Nordeste à Limoeiro do Norte faz parte da estratégia de garantir que o apoio da instituição financeira chegue na ponta, contribuindo para que os pequenos agricultores tenham as melhores condições para quitar ou renegociar suas dívidas e voltar a desenvolver suas atividades.

Presente ao evento, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, reforçou a importância do crédito para os pequenos produtores e o papel do Sebrae na capacitação financeira deste público visando a gestão correta dos recursos. “O BNB é um grande parceiro dos pequenos negócios na concessão do crédito, mas é preciso que os empreendedores do campo e da cidade busquem se capacitar para evitar o desperdício destes recursos e um futuro endividamento e é aí que o Sebrae entra oferecendo as orientações e as capacitações necessárias”.

Para isso, segundo ele, não é preciso que estes empreendedores se desloquem até as unidades do Sebrae, eles podem procurar estas orientações diretamente nas Salas do Empreendedor em seus municípios. “As Salas são espaços ideais para que os produtores e demais empreendedores dos municípios possam discutir seus negócios e obter orientações sobre como gerenciar melhor os recursos obtidos no crédito. E a região do Vale do Jaguaribe é uma referência neste quesito sendo a segunda do estado em número de Salas do Empreendedor a conquistarem o Selo Diamante, maior premiação concedia pelo Sebrae Nacional a espaços de atendimento ao empreendedor de todo o país que se destacam pela excelência em seu trabalho”.

Desenrola Rural

O programa do Governo Federal ajuda agricultores familiares e cooperativas da agricultura familiar a resolverem suas dívidas e conseguirem novos créditos com mais facilidade. O principal objetivo é permitir que esses agricultores renegociem ou quitem o que devem e possam acessar novos financiamentos para continuar produzindo.

No Banco do Nordeste, podem aderir ao programa os clientes que contrataram operações no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022, e estejam com parcelas em situação de prejuízo.

Mais informações: https://www.gov.br/mda/pt-br/desenrola-rural/faq-programa-desenrola-rural