ASN CE
Compartilhe

Fortaleza está entre as 10 capitais do país em número de startups

É o que aponta o estudo Sebrae Startups Report Brasil 2024, desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

A capital cearense é a sétima do país em número de startups presentes em seu território. Ao todo, Fortaleza concentra 406 negócios inovadores mapeados pelo Sebrae Startups Report Brasil 2024, estudo desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups. Esse número representa cerca de 64% das 638 startups mapeadas em todo o estado do Ceará.

Top 10 cidades com maior número de startups no país

A exemplo de Fortaleza, o Ceará também aparece entre os 10 primeiros estados do país em volume de empresas inovadores, ficando na oitava colocação. O levantamento também mostrou que pela primeira vez, o Nordeste aparece como segunda maior região em número de startups mapeadas, com 23,53% do total nacional, atrás apenas do Sudeste, que lidera com 36,15%​.

O estudo do Sebrae mostrou o Nordeste como a segunda região do país em número de startups

A plataforma Sebrae Startups analisou cerca de 74.851 atendimentos feitos a 18.056 startups no último ciclo, consolidando a maior rede de apoio ao empreendedorismo inovador da América Latina​. A pesquisa completa pode ser conferida no site do Sebrae Startups Report Brasil 2024.

Ecossistema de inovação

Comitê da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará

Um dos fatores que contribuem para o resultado positivo do Ceará é o trabalho que vem sendo feito pelo Sebrae/CE e uma rede de parceiros no sentido de fomentar o desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação nas diversas regiões do estado. Esta ação, envolve a articulação de Comunidades de Startups pré-existentes, como é o caso do Cariri e Fortaleza e o incentivo a criação de Comunidades de Inovação nas demais regiões do Estado.

Como parte deste trabalho, o gestor da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo, destaca também a criação do Comitê da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará, que reúne instituições dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil organizada. “Com 48 instituições trabalhando juntas no Comitê da Rede dos Ecossistemas, o estado evita desperdícios, acelera startups e leva inovação para o interior! Menos sobreposição de projetos, mais impacto real. Essa é a inovação com propósito. Essa é a força do Ceará”.

Crédito: Deilson Magalhães. Legenda: Herbart Melo, articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE

Além disso, o Sebrae/CE vem desenvolvendo uma série de ações de fomento e fortalecimento dos negócios inovadores do estado, como a realização de capacitações, programa de pré-aceleração e aceleração de startups, missões de prospecção de negócios, rodadas de investimento, realização de eventos, como o Siará Tech Summit, dentre outras atividades que promovam conhecimento, inovação e sustentabilidade para os pequenos negócios.

A instituição também está empenhada na implantação de espaços estratégicos como o Centros Regionais de Inovação, a exemplo da Cadeia Criativa, em Sobral, de Sebraelabs e de Fablabs, como é o caso de Tauá, tudo isso para que o estado se torne uma referência ainda maior na área da inovação no país.

Progresso em diversidade de gênero

Um dos avanços mais expressivos identificados em 2024 foi na diversidade de gênero. A participação feminina entre os sócios de startups no país saltou de 8,65% em 2023 para 30,18% em 2024​. Esta evolução marca uma virada histórica no ecossistema de inovação e aponta para um ambiente empreendedor cada vez mais inclusivo.

O aumento da participação feminina nas startups apoiadas é resultado da combinação de ações estratégicas puxadas pelo Sebrae Startups. Entre elas estão a capilarização nacional, programas de capacitação acessíveis, incentivo a novos ecossistemas regionais e ampliação de oportunidades internacionais.

Perfil tecnológico e maturidade do ecossistema

Segmentos das startups brasileiras mapeadas pelo Sebrae

O estudo revela também a maturidade crescente dos negócios inovadores brasileiros. Alguns dados que chamam a atenção são:

– Principais segmentos: Tecnologia da Informação (13,74%), Saúde e Bem-Estar (11,16%), e Educação (8,81%)​.

– Tecnologias mais utilizadas: Cloud Computing, Inteligência Artificial e Big Data.

– Modelos de negócio: O B2B segue como o principal modelo (50,9%), mas o B2B2C e o B2C registram crescimento​.

– Estágios de maturidade: 22% das startups estão em ideação e 33% em validação, sinalizando a renovação contínua do ecossistema​.

– Além disso, Software (37,6%) e Serviços (36,4%) lideram a lista dos produtos oferecidos pelas startups brasileiras​.

Sobre o Observatório Sebrae Startups

O Observatório Sebrae Startups é uma plataforma agregadora de dados que tem como objetivo integrar e democratizar o acesso a informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento. Para mais informações acesse o site neste link.

Sobre o Sebrae Startups

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país, e no último ano já atendeu mais de 18 mil startups. Para mais informações acesse o site neste link.