ASN CE Atualização
Compartilhe

Plataforma indica mais de 250 opções de linhas de crédito para empreendedor driblar juros altos

Portal Acredita, do Sebrae, traz uma coletânea de 35 instituições financeiras com ferramentas que indicam as melhores condições a partir do perfil do negócio
Por André Luiz Gomes
ASN CE Atualização
Compartilhe

O dono de um pequeno negócio que está em busca de crédito para investir na sua empresa pode contar com uma ajuda extra nessa tarefa. O Sebrae reuniu, em um único lugar, mais de 250 opções de linhas de créditos de 35 instituições financeiras no mercado – públicas e privadas.

A ferramenta Coletânea Sebrae de Linhas de Crédito tem o objetivo de apoiar na identificação das possibilidades mais adequadas à necessidade do pequeno negócio, além de projetar a capacidade de pagamento das parcelas, garantindo uma boa gestão do negócio.

Por meio do catálogo é possível analisar a variedade ampliada de opções de crédito, ter acesso a simuladores e calculadoras do Sebrae e garantir mais insumos que apoiam na tomada de decisão ao comparar as taxas, carências e outras informações referentes a cada linha de crédito.

Para o coordenador nacional de Orientação e Educação Financeira do Sebrae, Augusto Togni, uma boa gestão financeira do pequeno negócio, fundada em informações de qualidade, colaboram para decisões mais assertivas, principalmente, na tomada de crédito para a empresa se manter sustentável e competitiva. “O Sebrae quer ajudar esses empresários a se apropriarem da cultura do planejamento financeiro, recurso que vai proporcionar mais segurança e consciência sobre o seu negócio”, completa.

O coordenador do Sebrae ressalta que a ferramenta permite que o empresário faça uma pesquisa por meio de filtros (modalidades de financiamento, taxas, prazo, valor estimado, entre outros) e decidir qual a melhor linha que se adequa ao seu negócio.

Acredita

Mutirão Acredita vai percorrer a principais cidades brasileiras em 2025. Foto: Larissa Carvalho.

Para grande parte das micro e pequenas empresas, a obtenção de crédito junto aos bancos esbarra na falta de garantias. Nesse contexto, o Sebrae, por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), entra como avalista da garantia do valor total do empréstimo.

A iniciativa faz parte do Programa Acredita, do governo federal. Para isso, a instituição fez um aporte de R$ 2 bilhões no fundo, garantindo R$ 30 bilhões de crédito por meio das instituições financeiras para os pequenos negócios em todo o país.