
O Sebrae/CE recebeu na manhã desta terça-feira (29) representantes da Fortescue, empresa australiana de tecnologia que trabalha para acelerar a descarbonização na indústria pesada no mundo. No Ceará, a empresa está desenvolvendo uma planta de produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
De acordo com o articulador do Sebrae/CE em Fortaleza e Região Metropolitana, Pedro Silva, o encontro marca a continuidade das discussões em torno de uma parceria visando o desenvolvimento de pequenos negócios cearenses para que eles estejam preparados para atuar na cadeia de fornecedores da multinacional.
“Hoje o dia foi para alinhar os últimos pontos da proposta de trabalho conjunto entre Sebrae/CE e Fortescue, com foco na definição do território de atuação, projeção do público a ser atendido, levantamento de indicadores de resultado do projeto e validação do escopo técnico do programa de encadeamento entre as equipes das duas instituições”, destaca o gestor do Sebrae/CE.
Segundo ele, a ideia é que o projeto atue prioritariamente na área de influência do CIPP beneficiando empresas locais com ações que vão desde a elaboração de um diagnóstico de maturidade até o desenvolvimento de planos personalizados visando a melhoria da competitividade empresarial e qualificação necessária para o fornecimento de produtos e serviços para o projeto da Fortescue, em fase de planejamento.
Para o articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Silvio Moreira, que também participou do encontro, a parceria com a Fortescue ajudará a dinamizar a economia da região do Pecém, gerando mais empregos, renda, além de empresas mais preparadas para atuarem nas cadeias produtivas de grandes empresas do CIPP.
“Essa parceria mostra que a Fortescue é uma empresa que está preocupada em contribuir com o desenvolvimento do Ceará, não apenas com a instalação da sua planta industrial, mas também priorizando os fornecedores locais e que encontrou no Sebrae um parceiro estratégico nesta missão de levar mais qualificação e competitividade para as empresas cearenses”, destacou Silvio.
Fortescue
Líder global na revolução verde, a Fortescue é uma companhia que atua em três frentes integradas: desenvolvimento de soluções tecnológicas, produção de energia verde e pesquisa de minerais críticos para a transição energética.
Com a missão de eliminar o uso de combustíveis fósseis no mundo, especialmente setores difíceis de fazer a transição, a empresa também se comprometeu em descarbonizar suas próprias operações na Austrália até 2030.
No Brasil, a Fortescue desenvolve o projeto de uma planta de hidrogênio verde (H2V) no Ceará. A iniciativa está entre os projetos prioritários da empresa em todo o mundo. O País tem hoje grande potencial para se tornar líder mundial na produção de H2V, com sua maturidade em energias renováveis.