As Rotas das Emoções e das Falésias, ambas apoiadas pelo Sebrae/CE, foram destaques da WTM Latin America 2025, realizada de 14 e 16 de abril, em São Paulo. O evento, que é uma das maiores feiras B2B do setor de turismo mundial, reuniu profissionais de todas os segmentos da cadeia produtiva do turismo, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.
A participação das Rotas foi possível graças à parceria entre Sebrae/CE e Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), que garantiu um espaço exclusivo voltado à promoção, divulgação e comercialização dos destinos que integram os roteiros.
Para Ryan Aleff, gestor do Sebrae/CE responsável pela Rota das Emoções, a presença no evento foi estratégica para fortalecer o posicionamento do roteiro no mercado internacional, contribuindo para o crescimento do turismo no território formado por 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
“A participação da Rota na WTM Latin America 2025 representa uma vitrine de oportunidades para os pequenos negócios que fazem parte desse território. Estar em um evento desse porte possibilita não apenas visibilidade internacional, mas também a geração de negócios, parcerias e o fortalecimento da imagem da Rota como um destino integrado, sustentável e com alto valor agregado”, destacou.
Segundo ele, a presença na WTM Latin America 2025 reforça ainda o compromisso do Sebrae/CE e da Setur-CE com o desenvolvimento do turismo sustentável e integrado, promovendo oportunidades de negócios para pequenos empreendedores e ampliando a competitividade dos destinos turísticos nordestinos no cenário global.
Oportunidades
Durante o evento, os representantes da Rota das Emoções participaram ativamente das rodadas de negócios com operadores internacionais, promovendo conexões estratégicas e apresentando experiências autênticas que unem natureza, aventura, cultura e gastronomia. Além disso, a Rota foi apresentada em sessões de pitch, com destaque para sua estrutura de governança, diversidade de atrativos e potencial de internacionalização.
O mesmo ocorreu com a Rota das Falésias, roteiro turístico que envolve nove municípios do Litoral Leste cearense. De acordo com a analista da Unidade do Sebrae Litoral Leste, Carla Paiva, entre as conquistas do roteiro durante o evento estão a aproximação estratégica com 12 operadoras do mercado nacional e a participação na Rodada de Negócios promovida pela Embratur, onde foi possível apresentar com exclusividade a nova experiência de turismo de base comunitária da Rota das Falésias na Prainha do Canto Verde.
Além disso, segundo ela, os representantes da Rota conseguiram captar oportunidades valiosas para a realização de FamTour no território e capacitação de agentes de viagens que acontecerão in loco ao longo do ano. “No estande do Ceará, também promovemos ativações que atraíram grande número de atendimentos e consolidaram a imagem da Rota das Falésias como destino autêntico e de experiências transformadoras. Seguimos conectando pessoas, culturas e paisagens”.