
O Sebrae/CE formalizou na manhã desta quinta-feira (03) a sua adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de estimular as empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. A adesão foi confirmada no evento “Pacto Brasil no Ceará: Fortalecendo a Integridade nas Empresas”, realizado pela CGU, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Ceará (CGE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Representando o Sebrae/CE na solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo e vice-presidente da Fecomércio Ceará, Cid Alves, afirmou que a iniciativa da CGU é fundamental para a sociedade e para as empresas, principalmente por ajudar os empreendedores a levar a discussão sobre a integridade para as empresas. “Nós como empresários, muitas vezes temos dificuldade de aplicar medidas porque não temos o conhecimento e quando envolve custos isso torna mais difícil, mas essa iniciativa gratuita da CGU vem para tornar isso possível”.
Cid reforçou ainda o compromisso do Sebrae/CE com o apoio ao Pacto Brasil. “Integridade é um valor que não dá espaço a improvisação, não se discute. Apoiamos essa iniciativa e levaremos adiante em nossas casas empresariais”. Também presente ao evento, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, ressaltou a necessidade de fazer com que o Pacto possa chegar aos pequenos negócios em todos os municípios. “Os pequenos negócios representam a base das economias locais e respondem por mais de 90% das empresas formalizadas, por isso é fundamental fazer chegar esse debate sobre integridade a este segmento e para isso, podem contar com a nossa contribuição”.
Evento
O evento “Pacto Brasil no Ceará: Fortalecendo a Integridade nas Empresas”, realizado na FIEC, teve o objetivo de discutir a promoção da ética e da integridade no ambiente de negócios do estado e disseminar o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial para as empresas Cearenses. O encontro foi voltado para empresários, advogados, compliance officers, sociedade civil e servidores públicos.
“Nosso país tem avançado ao adotar estratégias de combate à corrupção baseadas na colaboração entre governo, sociedade civil e setor empresarial. Essa abordagem conjunta é fundamental para promover um ambiente econômico mais seguro e confiável para todos”, Marcelo Pontes, afirmou o secretário de Integridade Privada da CGU.
Na ocasião, o secretário apresentou o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. “Nosso país tem avançado ao adotar estratégias de combate à corrupção baseadas na colaboração entre governo, sociedade civil e setor empresarial. Essa abordagem conjunta é fundamental para promover um ambiente econômico mais seguro e confiável para todos”, afirmou o secretário da CGU.
Durante o evento, foi formalizado o Apoio Institucional ao Pacto Brasil das seguintes instituições: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Controladoria-Geral do Município de Fortaleza/CE; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE); e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A CGE-CE já é apoiadora do Pacto desde 2024.
Participaram também do encontro, André Montenegro, vice-presidente da FIEC; Antônio Marconi Lemos da Silva, secretário-executivo da Controladoria-Geral do Estado do Ceará; Silvia Helena Correia Vidal, secretária-chefe da Controladoria-Geral do Município de Fortaleza; Elano Lima de Oliveira, secretário-adjunto de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; José Cid Sousa Alves do Nascimento, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ CE e Ana Teresa Barbosa de Carvalho, diretora de Administração do BNB.
Para mais informações sobre o Pacto Brasil acesse o site