Sindienergia Diretoria
O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (SINDIENERGIA-CE) realizou, na noite desta segunda-feira (10/02), a solenidade de posse da Diretoria Executiva da Gestão 2024 – 2028, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.
O evento ocorreu na FIEC e contou com a presença do Secretário de Estado da Infraestrutura no Ceará, Hélio Winston Leitão, representando o Governador Elmano de Freitas; do Presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique de Araújo Franklin Neto; do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), desembargador Francisco Gomes da Silva; do presidente do Coinfra e Presidente do SINDIENERGIA GO, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Célio Eustáquio de Moura; e do diretor-presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto.
Também estiveram presentes os ex-presidentes da FIEC, Beto Studart e Fernando Cirino; a Secretária de Estado de Relações Internacionais e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros;a Secretária Executiva da Indústria (SDE), Brígida Miola; a Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire; o Diretor Técnico do Sebrae/CE, Alci Porto; o Presidente da FAEC, Amilcar Silveira; o 1º Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; entre outras autoridades e presidentes de sindicatos.

O presidente Luis Carlos Queiroz, que esteve à frente do sindicato de dezembro de 2020 a dezembro de 2024, foi reconduzido ao cargo, sendo reeleito por unanimidade pelos membros da entidade.
“O Sindienergia-CE é, hoje, um exemplo a ser seguido. É um dos maiores sindicatos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O trabalho realizado por Luiz Carlos e toda a sua diretoria é digno de reconhecimento. Em meio à transformação energética que o mundo está vivenciando, o setor energético tem apresentado um crescimento impressionante e, sem dúvida, ainda terá um grande desenvolvimento no Estado do Ceará”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Durante a solenidade, várias personalidade foram homenageadas, como o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante e o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto que, inclusive, assinou termo de parceria entre a intituição e o Sindienergia com foco no crescimento do setor. “O mundo está falando sobre transformação energética, sobre transição energética, e o Ceará está à frente desse processo, com destaque para a energia solar, a eólica e a produção de hidrogênio verde, que agora também alcançou um novo recorde. O setor está em pleno crescimento, e, para acompanhar esse desenvolvimento, é fundamental contar com um sindicato como o Sindienergia-CE. Este é um sindicato de trabalho sério, com uma diretoria comprometida e exemplar. Fico feliz em saber que essa reeleição nos permitirá continuar avançando e proporcionando as condições necessárias para impulsionar essa transformação energética, com a compreensão e o apoio que ela exige”, concluiu o presidente da FIEC.
Ao longo dos últimos quatro anos, o Sindienergia teve um crescimento de quase 50% no número de novos associados, totalizando hoje mais de 100 empresas, unidas em prol de benefícios comuns e do fortalecimento do setor no estado. Durante esse período, o sindicato obteve uma avaliação de excelência, com 95% dos associados considerando a gestão como excelente, ótima ou boa.
“Gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo apoio incondicional da FIEC e de todo o Sistema S, representados pelo Presidente Ricardo Cavalcante, que sempre estiveram ao nosso lado. Este é um momento de grande potencial, repleto de oportunidades empolgantes e transformadoras. Contudo, a busca por um caminho sustentável, responsável e próspero na transição energética exigirá de todos nós um compromisso firme e um trabalho ainda mais árduo, superando os desafios enfrentados no sindicato de 2020 a 2024”, declarou Luis Carlos.
Sobre as metas e desafios para os próximos quatro anos, o presidente do Sindienergia-CE destaca: “Os novos desafios vão desde a digitalização dos processos nas empresas, incluindo o uso da Inteligência Artificial voltada à segurança, setor produtivo e inovação, até a internacionalização do trabalho do sindicato e da visibilidade do setor energético cearense, que já possui uma ampla base no Estado e em nível nacional. Portanto, 2025 será o ano das conexões para o desenvolvimento do setor.”