O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo participou na última sexta-feira (6) da inauguração da Cadeia Criativa de Sobral, nova estrutura de suporte à inovação, ao empreendedorismo e à economia criativa no município. O espaço abrigará o segundo Sebraelab do interior do estado, que terá uma programação voltada para o estímulo e o desenvolvimento de negócios na área da inovação.
Inaugurado pela Prefeitura de Sobral, a nova estrutura foi implementada no edifício histórico da antiga Cadeia Pública do município, sendo esse completamente reformado, em uma transformação que teve início em 2022. O importante equipamento, executado com a parceria do Governo do Estado, teve um investimento de mais de R$ 10 milhões.
A solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, do senador Cid Gomes, da deputada estadual Lia Gomes, da secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, da articuladora do Sebrae/CE na região Norte, Suilany Teixeira e do articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação da instituição, Herbart Melo, além de secretários municipais, vereadores e lideranças do município.
Durante a inauguração, Joaquim Cartaxo lembrou o convite do prefeito Ivo Gomes para discutir um uso para o novo equipamento antes do início de sua reforma. “Atendemos a uma solicitação do prefeito Ivo para pensar um projeto para a Cadeia Pública, foi quando surgiu a ideia de um espaço dedicado à inovação e a economia criativa, que prontamente foi aceita por ele”. O superintendente também parabenizou o prefeito pelo novo equipamento e pelo compromisso com o estímulo à inovação na região. “Este é um equipamento não apenas de Sobral, mas que trará benefícios para todo o ecossistema da região”.
Cartaxo destacou ainda que a Cadeia Criativa está conectada com a estratégia do Sebrae/CE de articulação da rede de Ecossistemas de Inovação em todo o Ceará. “Essa rede pretende estimular o surgimento e conectar comunidades de inovação em todas as regiões do estado, além de atuar no apoio e na implantação de Centros de Inovação em territórios estratégicos para o desenvolvimento do Ceará. A Cadeia Criativa é um destes equipamentos que dará suporte ao surgimento de novos negócios na região Norte e no seu entorno”.
Cadeia Criativa
A Cadeia Criativa de Sobral integrará instituições de ensino, ciência, tecnologia e cultura, com o objetivo de fortalecer negócios e possibilitar a inovação, por meio do conhecimento e da criatividade. “A área de intervenção no bloco histórico totaliza quase 4 mil m², com laboratórios para experimentação, além de espaços com foco empresarial e de coworking. Um espaço completo, moderno e de grande relevância para a população sobralense”, explica David Bastos, secretário municipal da Infraestrutura.
O secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Bruno Gomes, destaca que esse equipamento oferecerá diversas atividades, como cursos de qualificação, mentorias, consultorias e apoio direto para empresas e startups locais.
Sebraelab
Na Cadeia Criativa de Sobral está instalado o Sebraelab da região Norte. Este é um espaço multifuncional do Sebrae/CE voltado para os empreendedores, onde são disponibilizados ambientes e laboratórios para estimular a construção de ideias inovadoras, além da troca de experiências, colaboração, aceleração de negócios, workshops, rodadas de negócios, oficinas, entre outras atividades ligadas à inovação
Este é o terceiro Sebraelab do Ceará e o segundo do interior do estado. Os dois primeiros estão instalados nas sedes do Sebrae/CE de Fortaleza e do Cariri, em Juazeiro do Norte. O novo equipamento também está conectado com a Rede Sebraelab presente em outros estados brasileiros.
Ecossistema de Inovação
O Sebrae/CE vem atuando com o objetivo de fomentar e integrar a Rede de Ecossistemas de Inovação do Ceará, com parceiros dos setores público, empresarial e da sociedade civil em diversas frentes. Uma destas ações envolve a na implantação de Centros de Inovação e Empreendedorismo e de Centros de Referência nas regiões do Estado.
Além disso, a instituição vem atuando no apoio às Comunidades de Startups pré-existentes, no Cariri e em Fortaleza e incentivando a criação de Comunidades de Inovação nas demais regiões do Estado. A ação já conta com comunidades de Inovação formadas em Sobral, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Baturité, Sertão Central, Tauá, Ibiapaba, Acaraú e Amontada e Iguatu.
Dentre as ações realizadas pela instituição na área da inovação também estão a promoção de palestras, capacitações, aceleração e residência de startups, missões de prospecção de negócios, rodadas de investimento, realização de eventos, como o Siará Tech Summit, dentre outras atividades que promovam conhecimento, inovação e sustentabilidade para os pequenos negócios.