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Com cerca de 28 mil inscritos, premiações e o Sistema de Inovação fortalecido, termina a edição 2024 do STS

Durante três dias, o evento movimentou o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Ceará
Por Redação
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Mantendo o ritmo acelerado e o entusiasmo pela busca de conhecimentos e inovação, depois de três dias e 24 horas de uma programação de palestras, capacitações, orientações aos empreendedores, exposições de startups, festival de games, encontro de negócios e concurso de negócios e ideias inovadoras, o Siará Tech Summit movimentou um espaço de 9 mil metros quadrados do Centro de Evento do Ceará.

Com um recorde de cerca de 28 mil inscritos, o evento ajudou a mostrar a força do ecossistema de inovação do Ceará, com espaço para todas as regiões do estado. Além disso, também empolgou a nova geração, com uma visitação intensa de estudantes do ensino médio da rede pública estadual e de cursos universitários de diversos municípios.

Jovens como o desenvolvedor Cleuto Paiva, da cidade de Arneiroz, na região dos Inhamuns. Ele que no ano passado veio ao STS como integrante da caravana da região trazida pelo Sebrae/CE para apresentar sua startup criada com colegas da escola profissional de Tauá, na edição deste ano, pôde contar um pouco de sua experiência de quem, aos 18 anos, foi contratado por uma grande empresa da Noruega para desenvolver soluções inovadoras para a área da saúde.

Casos como o de Cleuto servem de exemplo, mas não são os únicos. Eles fazem parte de uma nova realidade, que tem encontrado no Sebrae/CE e em eventos como o STS oportunidades e espaços para crescer e mostrar seu potencial. É o caso da premiação de Startups que ocorreu durante a programação do Siará Tech Summit 2024. De um total de 40 inscritas, 10 empresas foram selecionadas para participar do STS e se apresentarem para uma banca de jurados que avaliou critérios como desenvolvimento da solução, comercialização, plano de internacionalização, investimentos, parcerias, entre outros.

O grande vencedor da premiação foi a empresa PliQ, plataforma especializada em gestão da experiência do cliente. Em seguida, ficaram as empresas Einship e 704Apps do Brasil. Como prêmio, as três empresas terão direito a passagem e inscrição no Web Summit Lisboa, maior evento de startups do mundo, que será realizado de 11 a 14 de novembro na capital portuguesa.

Após a vitória, o CEO e fundador da empresa, César Rabelo, fez questão de destacar o papel do Sebrae no sucesso da PliQ. “O Sebrae sempre esteve presente na evolução de nossa jornada, desde o início até hoje”. Ele também falou sobre o sentimento de representar o estado no Web Summit. “É um privilégio poder representar tantos empreendedores inovadores do nosso estado nesse grande evento”.

Outra competição acirrada que ocorreu durante o STS foi o Hackathon, maratona de desenvolvimento que tinha como desafio encontrar soluções tecnológicas para melhorar a gestão de recursos compartilhados nas unidades da AcelorMittal, siderúrgica localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.

De quarta (23) à sexta (25), profissionais e estudantes de tecnologia, design, gestão, empreendedores e entusiastas da inovação, selecionados entre um total de 40 inscritos, se desdobraram entre trabalhos, orientações e monitorias, para elaborar e aprimorar suas ideias, que ao final foram apresentadas a uma banca de jurados.

Após a avaliação, que levou em conta critérios como inovação, usabilidade, impacto, viabilidade técnica e escalabilidade, o primeiro lugar do Hakchathon STS 2024 ficou com a equipe VALETECH. Formada por Elen Monteiro, Tatiana Amorim, Rodrigo Castro, Flávio Júnior, Sara Queiroz, Robson Macena, Allan Wariss e Karlos Eduardo, a equipe receberá um prêmio de R$ 3 mil.

Na segunda colocação, recebendo um prêmio de R$ 2 mil, ficou o grupo GHGENIUS, formado por Manoel Vital, Octavio Costa, Miguel Moraes e Rogério Moraes. Fechando o pódio e conquistando uma premiação de R$ 1 mil, o terceiro lugar ficou com a equipe NEXTECH, formada por Aryadne Ferreira, Tônia Gomes, Wellison Freitas e Felipe Regys.

Desafio Liga Jovem

Ainda durante o último dia do STS, no espaço da Educação Empreendedora, foi realizada a premiação da equipe cearense escolhida para representar o Nordeste na etapa nacional do Desafio Liga Jovem, na categoria Ensino Médio. A equipe Hidrogênio Heróis, com o projeto Ecowash: Detergente ecológico, vencedora estadual na categoria Ensino Médio, disputou a vaga com os vencedores das etapas estaduais dos outros oito estados nordestinos.

Formado por estudantes da Escola de Ensino Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa Moreira, da Granja Lisboa, em Fortaleza, o grupo foi orientado pelo professor Francisco José Mendes dos Santos. Além da equipe vencedora da etapa regional, também foram homenageadas as equipes vencedoras da etapa estadual Ceará das demais categorias.

Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora estadual foi a equipe “Os Falcões”, com o projeto EducaPlay. O grupo, que foi orientado pela professora Fabíola Lopes Barbosa, é formado por alunos da Escola Municipal Professora Maria Antonezia Meireles e Sá, do bairro Barroso, em Fortaleza.

Já na categoria Ensino Profissional, o primeiro lugar do estado ficou com a equipe Roma, da Escola de Ensino Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jose Victor Fontenelle Filho, responsável pelo projeto Drive Viçosa. A equipe do município de Viçosa do Ceará, teve o trabalho orientado pelo professor José Maria da Soledade.

Fechando a premiação estadual do Desafio Liga Jovem, a equipe Ubuntu Tec, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ficou com o primeiro lugar na categoria Ensino Superior, com o projeto Plataforma Imobiliária Digital Estudantil, orientado pelo professor Luís Miguel Dias Caetano.

Considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, que tem o objetivo de desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre alunos ensinos fundamental, médio, profissional e superior.

Palestras

Não foram apenas as competições que marcaram o último dia do Siará Tech Summit. A exemplo do que aconteceu nos outros dois dias, o evento contou com palestras, painéis de debates e apresentações de casos de sucesso em seis palcos espalhados pelo espaço do STS.

No palco Principal, a primeira atração do dia foi a community manager do Inovabra – Hub de inovação do Bradesco e top 10 de Melhores Mentores do ano/2023, Morgana Tito. Ela aproveitou o espaço para falar sobre ações voltadas ao desenvolvimento de startups e negócios, alinhado à estratégia e inovação.

Morgana também explicou como tudo isso funciona tendo como base os seus mais de 15 anos de experiência em comunidade, branding, comunicação corporativa, estratégia, inovação e desenvolvimento de novos negócios.

Em seguida, o neurocientista, consultor e especialista em inteligência, Fabiano de Abreu, falou sobre “Neurobusiness para Micro e Pequenos Empresários”. Dando sequência à programação do palco Principal, o investidor anjo e idealizador do Clube BoraFazer, Fernando Seabra, discorreu sobre o tema “Empreendedorismo, Liderança e Inovação para as Micro e Pequenas Empresas”.

Seabra é o brasileiro que mais participou, como mentor e avaliador de Reality Shows de Empreendedorismo e Startups no mundo, e compartilhou um pouco de sua experiência com o público. Na sequência, o empreendedor e cofundador da Sympla, Rodrigo Cartacho, falou sobre o caso de sucesso da plataforma de ticketing que inovou ao simplificar a conexão das pessoas com momentos especiais.

Fechando a programação da edição 2024 do STS, no palco Principal, foi realizado o painel “O Novo Perfil do Consumidor Cearense – Oportunidades de Comunicação para os Pequenos Negócios “, com a participação do diretor de jornalismo da Band TV Ceará, Hermann Hesse e com o diretor de novos negócios do grupo O Otimista, Maurício Jr. O debate foi mediado pelo gerente da Unidade de Marketing e Comercialização do Sebrae/CE, Alisson Gomes.

Durante o debate, os participantes enfatizaram a importância dos pequenos negócios se apropriarem também do uso de mídias como TV e Rádio, desmistificando o conceito de que são necessários altos investimentos para estas mídias, como pensam muitos empreendedores. “É importante não ficar só no digital, na hora de fazer a divulgação”, ressaltou Maurício Jr.

Já Hermann Hesse explicou que os veículos jornalísticos são importantes pela credibilidade que têm junto ao público, o que as plataformas digitais e conteúdos produzidos pela IA não possuem. Maurício Júnior comentou, ainda, que a forma humanizada com que os pequenos negócios devem tratar os clientes, é outro ponto relevante.

Quanto ao perfil do empreendedor, Hermann Hesse considerou difícil prever o que acontecerá no futuro. “Qualquer tempo, um ano ou dois ou cinco… é difícil prever para onde vai a tendência de consumo”, avaliou Hermann Hesse. O debate, conduzido por Alisson Gomes, articulador da Unidade de Marketing e Comercialização do Sebrae/CE, marcou o encerramento da programação do STS 2024.