ASN CE
Compartilhe

Centro Sul realiza Oficina de Planejamento Rota das Tradições 2025

Com o plano de ação estruturado, os próximos passos envolvem a execução visando alavancar o turismo no Centro Sul
Por Redação
ASN CE
Compartilhe
Na última quarta-feira, 16/10, o Escritório do Sebrae na Região, realizou a Oficina de Planejamento da “Rota das Tradições Centro Sul”. O encontro, contou com a presença da articuladora do Escritório Regional do Sebrae/CE, Neyla Primo, e de toda a sua equipe de analistas, além de 39 representantes de diferentes setores entre empresários dos setores de hotelaria e alimentação fora do lar, agências de viagem e organização de eventos, artesãos, integrantes do LIDER Centro Sul e CONTUR, Agentes de Desenvolvimento, gestores públicos e instituições parceira como SESC, SENAC, URCA (NEU e EJICEC), BNB e PRODETER do Turismo, dos municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós integrantes da Rota das Tradições. Juntos, o grupo propôs melhorias para o desenvolvimento do Turismo na região.

ANÁLISE

Na oportunidade, foi realizado uma análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) feita pelos participantes com o acompanhamento e orientação da equipe de analistas do Regional do Sebrae/CE, que acabou resultando na criação de um plano de ação para mitigar desafios e fortalecer o turismo local.

As ações discutidas incluem melhorias na infraestrutura turística, capacitação de profissionais e fomento ao empreendedorismo e ao artesanato local. A partir dessa análise, foi possível identificar pontos estratégicos que necessitam de ações concretas que aproveitem as potencialidades existentes.

A gestora do projeto do Turismo regional, Dâmaris Correia, relatou que a oficina foi marcada pela participação ativa e engajamento além da troca de ideias e construção coletiva. “Foi um encontro muito produtivo, a integração entre os diferentes atores envolvidos demonstrou o quanto o setor se fortaleceu a partir da união de esforços e colaboração de todos.

Com o plano de ação estruturado, os próximos passos envolvem a execução das ações discutidas, visando alavancar o turismo na região Centro Sul e valorizar ainda mais as suas tradições culturais.