ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE colhe frutos de missão à Lisboa e começa a interiorizar Fab Labs no Estado

Os próximos quatro municípios a serem contemplados com as unidades são Quixadá, Sobral, Aracati e Juazeiro do Norte
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
17/10/2023-ARQUIVO SEBRAE/CE

Há 11 meses, em outubro de 2023, uma viagem feita a Portugal pelo Conselheiro do CDE do Sebrae/CE, João Porto Guimarães, pelo diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, pelo articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo e pelo Gestor Estadual do Sebrae/CE na Região Metropolitana, Pedro Silva, é hoje considerada decisiva para o desenvolvimento dos Ambientes de Inovação do Ceará.

Na viagem, que contou também com a participação dos diretores do Sebrae na Paraíba e Rio Grande do Norte, a missão percorreu 13 universidades, instituições e equipamentos que Portugal usa para disseminar e incentivar o empreendedorismo e a Inovação no país.

Foi a partir do retorno ao Ceará que o Sebrae/CE começou a trabalhar para a criação de FAB LAB´s no Estado. Fab Lab são espaços de fabricação digital, que fornecem ferramentas controladas pelo computador e materiais para a produção, rápida de objetos, estimulando a inovação por meio da prototipagem em um ambiente colaborativo.

Fab Lab Fortaleza-ARQUIVO Turma Experimental para dar visibilidade à ferramenta

Menos de quatro meses depois, em fevereiro de 2024, o primeiro FAB LAB, em carater experimental deu o seu pontapé inicial com a formação de uma turma de 20 alunos, na sede do Sebrae/CE, que serviu de vitrine para mostrar a importância da iniciativa.

Segundo Herbart Melo, articulador da Unidade de Inovação, a ideia da construção do projeto foi uma inspiração do diretor técnico da instituição, Alci Porto, que pretende fomentar a criação de uma rede de Fab Lab no Estado, “aproximando os municípios de novas tecnologias e facilitando a prestação de serviços de Inovação às pequenas empresas nas regiões onde um Fab Lab venha a se instalar”, explica

O AVANÇO DE TAUÁ

Tauá é um município reconhecido pela implantação de projetos pioneiros voltados para a área da tecnologia e inovação. Foi o segundo município do Brasil a implantar o Programa Cidade Digital em 2006. Em 2012, o município pontuava no Ranking da Revista Wireless Mundi como 1º do Estado em tecnologia digital e 17º no Índice Brasil de Cidades digitais (Diário do Nordeste, 19 de julho de 2012). Mais recentemente, em 2022, o município instituiu o Programa Municipal de Inovação, Empreendedorismo, Produção Científica e Tecnológica – PMI (Lei Municipal nº 09/2022).

Assim, não foi surpresa que Tauá tenha sido um dos primeiros municípios a se interessar pelo projeto e a procurar o Sebrae/CE. Depois de amadurecer a ideia e adquirir os equipamentos, inaugurou seu Fab Lab em maio deste ano, dentro da programação que marcou o aniversário de 222 anos da cidade.

Fruto de parceria entre o município e o Sebrae/CE, o Fab Lab Tauá integra o programa e uma série de ações que o município vem desenvolvendo com vistas a um empreendedorismo inovador, a qualificação tecnológica e fortalecimento de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos setores econômicos da região.

O Fab Lab Tauá é, portanto, um laboratório de fabricação digital público, aberto a comunidade e que visa fortalecer a atuação conjunta dos atores que compõem o Ecossistema Inhamuns Valley. Está sendo estruturado para ser um ambiente de prototipagem de ideias em que as universidades, instituições de ensino, startups e empresas locais possam testar e fabricar suas soluções e projetos.

Está instalado na sede da STDETE – Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, Científico e Empreendedorismo de Tauá, que congrega vários outros espaços (laboratórios de programação da Apple Academy e Huawei Academy, Coworking, Hub Tauá Virtual) e ações que fortalecem e impulsionam a sinergia dos atores do ecossistema local de inovação, como a Escola de Empreendedorismo Inovador, um Centro de Referência e a Sala do Empreendedor Digital – os dois últimos em implantação.

Um bom exemplo desse trabalho em parceria foi visto no 1º Inhamuns Summit, evento do ecossistema local de inovação que aconteceu em Tauá de 25 a 27 de setembro e que teve em sua programação a realização de várias oficinas de fabricação digital, nas quais foram desenvolvidas e fabricados produtos para atender demandas de projetos locais com foco no agronegócio e na cadeia produtiva da moda.

MAIS QUATRO FAB LABs

Os Fab Labs permitem que empresas, setores e comunidade trabalhem em parceria, troquem informações e conhecimentos, tenham acesso a ferramentas e máquinas para o desenvolvimento de soluções locais customizadas, promovendo o empreendedorismo inovador, a inclusão social e produtiva, a formação de habilidades digitais e o fortalecimento da atuação conjunta dos atores locais.

Nesse tipo de espaço, estudantes, educadores, empresas, profissionais, curiosos e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar os equipamentos para tornar realidade seus projetos.

O Sebrae/CE trabalha, agora, para montar equipamentos iguais em outras quatro regiões do Estado, com a parceria das Prefeituras de Quixadá, no Sertão Central; Sobral, na Zona Norte; Aracati, Litoral Leste e Juazeiro do Norte, no Cariri.

-

ROTEIRO EM LISBOA

Mas, para conseguir transformar em realidade o que foi pensado há menos de um ano, antes da ida a Portugal, o Sebrae/CE precisou aprender e pesquisar muito na viagem feita a Lisboa. A missão cumpriu um extenso roteiro, começando pela Lisbolis, uma associação privada, sem fins lucrativos, criada para gerir o Polo Tecnológico de Lisboa; esteve na Tecparques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia; visitou a Rede Nacional de Incubadoras e o IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation; foi, ainda à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde encontraram com a dra. Rita Tomé Rocha, diretora de inovação e empreendedorismo no Centro Teclabs – Ecossistema Empreendedor e de Inovação de Portugal. Reuniram-se com o PCI- Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro e com dr. Rogério Chagas, gestor operacional da incubadora .Já em Covilhã, outra região portuguesa, a comitiva esteve na UBI-Universidade da Beira Interior, considerada referência internacional, em termos de ensino, investigação, inovação e empreendedorismo. Também foi realizada visita ao Polo Tecnológico do Fundão, coordenado pela Câmara Municipal do Município de Fundão, que tem o objetivo de promover novas dinâmicas colaborativas de inovação e de fomento na transição digital da economia, da administração pública, da sociedade e dos territórios do interior.

Por fim, ainda foram realizadas reuniões na Embaixada do Brasil em Lisboa, sendo a delegação recebida pelo embaixador Raimundo Carreiro Silva; participaram de Encontro na sede da CPLP – Palácio do Correio-mor, com o dr. Ivan da Cunha Njinga, diretor de assuntos económicos e empresariais, e a dra. Engrácia Quiahendama e mantiveram contato com a Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa– com diretores da CCIP e do Investe Lisboa.

-